Agenda em Brasília (quarta-feira, 05 de junho de 2019)

Agenda em Brasília (quarta-feira, 05 de junho de 2019)

Pela manhã, audiência com o Gleison Rubin e Wesley Lira da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, órgão ligado ao Ministério da Economia. Fomos solicitar a liberação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para todos os municípios de Rondônia, mas eles não têm ainda a autorização para nos atender, porque o sistema foi criado pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre da 4ª Região (TRF 04).  O TRF 04 é que possui o domínio e está muito cauteloso. Então, haverá uma audiência em breve no Ministério da Economia onde vou participar e vou falar diretamente com o desembargador e atual presidente, Carlos Eduardo Thompson.

Recebi no meu gabinete uma comitiva de Chupinguaia liderada pela prefeita, Sheila Flávio. Ela veio acompanhada de membros da comunidade e do esposo para trazer o projeto ambiental que nós titulamos de Canais da Cidadania, que fica na cidade, em torno de um parque lindo onde há uma vegetação nativa, maravilhosa. Nós vamos ajudar a construir esse parque, chamado de Parque das Araras, e tem arara mesmo, tem muitas Araras lá, tem os ninhos de araras, tem tudo, eu fui lá e vi à tardezinha, elas chegam pousam e dormem ali.

Vilhena está com um projeto fantástico, numa consultoria do Jaime Lerner que está fazendo um plano de trinta anos para a cidade de Vilhena, o projeto amplo, grandioso de transformação da cidade de urbanismo e paisagismo e também a cidade digital. A digitalização e a informatização da cidade. Prefeito Eduardo Japonês, e o secretário de Planejamento do município, Ricardo Zancam estiveram aqui para conversar sobre o projeto e nós estamos apoiando.

O prefeito de Monte Negro Evandro Marques e o vereador Raildon Bonfim estiveram comigo.  Eles pediram um galpão para guardar os ônibus escolares e também recursos para transportar deficientes físicos para a Apae de Ariquemes. É a primeira vez que eu recebo eles aqui em Brasília. O Evandro é um prefeito que está concorrendo ao prêmio de “Prefeito Empreendedor” pelo Sebrae, um projeto de gestão pública participativa e abertura do pregão eletrônico para o comércio local.  Ele se conscientizou e preparou os comerciantes que têm medo de vender para a Prefeitura e não sabem acessar o pregão eletrônico. Evandro conseguiu fechar o projeto e disputa hoje à noite aqui em Brasília o prêmio de Prefeito Empreendedor.

   A Glaucione, prefeita de Cacoal e o deputado Cironi estiveram aqui. A Prefeitura tem uns recursos muito importantes na ordem de R$ 40 milhões para o esgoto sanitário e água lá em Cacoal, mas ainda não estão assegurados pelo Ministério da Integração, antigo Ministério das Cidades, devido à falta de orçamento, tão logo tenhamos orçamento dá para garantir os recursos para ela. Já o Cirone foi uma visita apenas. Conversar mesmo. Gosto muito do Cironi. Sempre bom revê-lo.

O Wilson Teim e Valdecir Aparecido, vereadores de Cacoal,   trouxeram o pedido de uma creche para o município de Cacoal e também um trecho de eletrificação urbana, iluminação pública, que liga dois bairros. Uma passarela de 500 metros que está no escuro e tem acontecido alguns atentados às mulheres e ainda muita violência nesse trecho.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.