Senador Confúcio Moura garante retorno do Programa PREVBARCO em Rondônia

Senador Confúcio Moura garante retorno do Programa PREVBARCO em Rondônia

Serviço essencial volta a atender comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas após dois anos de paralisação

Após quase dois anos sem funcionamento, o Programa PREVBARCO voltará a atender comunidades ribeirinhas e populações tradicionais de Rondônia. O retorno só foi possível graças à atuação direta do senador Confúcio (MDB-RO), que fez gestão junto ao Ministério da Previdência e ao INSS para retomada do serviço.

O anúncio foi oficializado no Diário Oficial da União e prevê a licitação para o dia 30 de setembro com expectavas de que as primeiras viagens estão ocorram já em dezembro. O investimento total para a operação ao longo de 30 meses é de R$ 6.663.281,10.

O PREVBARCO é um programa fundamental para levar atendimento itinerante do INSS a populações que vivem ao longo dos rios Guaporé e Mamoré, além de seus afluentes. O barco percorre desde Guajará-Mirim até a zona rural de Cabixi, passando por municípios como Costa Marques e Pimenteiras do Oeste, além de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas.

Para o senador Confúcio Moura, a retomada representa mais do que um investimento público:

“Esse barco é mais do que um serviço, é dignidade para quem vive distante das cidades. Foram meses de luta e articulação em Brasília para que o PREVBARCO voltasse a navegar, garantindo aposentadorias, auxílios e direitos previdenciários a milhares de famílias.”

O parlamentar destacou o empenho para viabilizar o retorno do programa, interrompido havia quase dois anos:

“Todos vocês sabem do meu amor e respeito pelas populações ribeirinhas, extrativistas, beira-de-rio e indígenas. Eu enfrentei um grande desafio com os direitos previdenciários, aposentadorias e outros benefícios que estavam em jogo. Um barco operava na região há alguns anos, mas parou, e isso realmente me incomodou muito. Fomos ao Ministério e trabalhamos para reverter essa situação”, afirmou.

O senador reforçou ainda que a retomada representa inclusão e cidadania para quem vive em regiões remotas:

O programa atende ainda comunidades tradicionais em áreas de difícil acesso, como as reservas dos rios Pacaás Novos, Cautário e Sotério, levando cidadania e inclusão social a quem mais precisa.

Com a retomada, a estimativa é de que centenas de pessoas sejam beneficiadas em cada deslocamento, fortalecendo o acesso aos direitos previdenciários e ampliando a presença do Estado em regiões historicamente isoladas de Rondônia.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.