Tive hoje com o embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Suwaidi, e empresários da área de administração de aeroportos no Brasil e no mundo, com sede nos Emirados. Eles precisam da participação do Governo. O primeiro tema se refere à 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, que acontecerá no ano que vem. O aeroporto vai precisar de investimentos para atender um movimento extraordinário de pessoas. Talvez aumente em 40% o volume de voos nesse período.
O segundo assunto foi sobre o aeroporto de Porto Alegre, o Salgado Filho. Eles estão importando equipamentos também, porque o aeroporto foi inundado por água e está trabalhando precariamente na Base Aérea de Canoas. Disseram que precisam do apoio do governo pra acelerar uma medida provisória (MP) pra que possam fazer a importação de equipamentos. Estiveram em busca de apoio.
Recebi representantes de empresas da área de infraestrutura muito preocupadas com o orçamento público. Pediram para que o orçamento seja melhorado ou que o governo elabore ou faça busca de financiamentos externos ou do próprio BNDES para dar seguimento às obras que estão em andamento no Brasil. Porque o orçamento previsto dentro do Ministério dos Transportes não dá garantia que as empresas continuem com nas obras que já estão contratadas ou que deverão ser licitadas. A preocupação é devido ao aumento da safra e de outros produtos que precisam ser transportados. A previsão da safra brasileira é que nos próximos anos atinja 450 milhões de toneladas de grãos ano e a estrutura e a malha rodoviária não suportarão essa grande carga de transporte.
Leave a Reply