Durante a Sessão Deliberativa Ordinária do Senado Federal nesta quarta-feira (25), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) utilizou a tribuna para manifestar solidariedade à população do município de Espigão do Oeste, em Rondônia, e lamentar pela estiagem que está afetando diretamente o Rio Palmeiras, usado para a captação e distribuição de água na região.
Confúcio Moura afirmou que na terça-feira (24) recebeu um telefonema do prefeito de Espigão, Wellington Campos, solicitando orientação e ajuda para auxiliá-lo na dramática situação causada pela falta de água que está comprometendo seriamente a vida dos moradores do município. Espigão do Oeste possui uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.
De acordo com o senador, o reservatório que abastece Espigão do Oeste secou e não foram feitas tomadas as medidas necessárias para evitar o colapso do sistema. “A cidade ficou desguarnecida, sendo socorrida pelos municípios vizinhos com carros pipas e também por algumas iniciativas de empresários locais”, explicou.
Confúcio Moura disse que não há água suficiente para consumo humano e que existe a dificuldade de irrigação das plantações e do trato de animais. “Aqui eu me solidarizo com a população de Espigão do Oeste e pedindo que as autoridades tomem providências antecipadas ou que façam a concessão do serviço de abastecimento de água e esgoto da cidade”, pontuou.
Deixe seu comentário