Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) cobrou das autoridades esforços para contenção do desmatamento e das queimadas na Amazônia.
Segundo ele, a imagem do Brasil no exterior está associada à floresta. Se o país conseguir preservá-la, continuou Confúcio Moura, com certeza será bem visto internacionalmente e manterá os mercados abertos às commoditiesnacionais, o que é vantajoso para os exportadores num momento em que o dólar está valorizado.
Uma das medidas para alcançar esse objetivo, na opinião dele, é a regularização das terras na Amazônia Legal. Segundo o senador, não há números exatos de quantas famílias vivem em terras sem escrituras ou títulos de posse. Para ele, ao promover a regularização, o poder público terá mais facilidade para identificar e penalizar quem desmata e provoca incêndios.
Confúcio Moura afirmou que o país também sairá ganhando se algumas autoridades deixarem de comparar a cobertura vegetal intacta existente no Brasil com a da Europa.
— Nós não devemos nos basear no passado europeu. Isso é muito antigo. Nós devemos nos basear em nós, aqui, hoje, no nosso Código Florestal, tão bem debatido, tão bem discutido por todos os segmentos da nossa sociedade, por muitos anos — disse.
Fonte: Agência Senado
Deixe seu comentário