Comissão de Educação do Senado confirma participação do novo ministro da Educação em audiência pública

Comissão de Educação do Senado confirma participação do novo ministro da Educação em audiência pública

“O novo ministro realmente precisa vir a esta comissão e deixar claro quais são suas estratégias para que o Brasil deixe de ser o país com piores desempenhos educacionais na América Latina”, afirmou o senador Confúcio Moura (MDB/RO) durante a 8ª reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (23), na qual foi confirmada a audiência pública com o novo ministro da Educação, o economista Abraham Weintraub, para o dia 7 de maio.

Um dos requerimentos para ouvir o ministro é do senador Confúcio, que deverá questioná-lo sobre a política e as diretrizes da pasta. O documento foi encaminhado no dia 9 de abril, ao presidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC).

Na ocasião, Confúcio disse que está na hora da Comissão de Educação abandonar a “postura diplomática” que, a seu ver, tem lidado com os problemas relacionados ao Ministério da Educação. Para ele, esta postura permitiu a presença de um ministro “de absoluta inoperância” nos primeiros meses do governo Bolsonaro, numa referência a Vélez Rodríguez. “Estou a fim de ouvir o novo ministro falar abertamente dos seus projetos futuros”, afirmou.

Para o parlamentar, o ex-ministro não convenceu nenhum setor da sociedade, dentro ou fora do ambiente acadêmico e educacional. “Quando ele veio ao Senado e à Câmara, não anunciou nenhuma meta em relação a qualquer área de sua pasta e não abordou nenhum objetivo relacionado à gestão”, lamentou.

De acordo com o senador, todas reformas são necessárias, mas, a maior e mais importante é a reforma educacional. Segundo ele, hoje, meninos de 14 a 17 anos estão nas ruas, fora de sala de aula, sem fazer absolutamente nada. Confúcio Moura chamou atenção para a necessidade do Brasil tomar uma decisão que vise aprimoramento do ensino, assim como a Argentina, o Uruguai, o Chile e, até mesmo, a Bolívia, fizeram para chegar num ponto de destaque positivo.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.