SOFTPOWER

Home / Blog do Confúcio / SOFTPOWER

Aprendi ontem, numa palestra em Goiânia, o que significa “SOFT POWER” (divulgação e projeção de cidade ou país através da sua cultura ou dos seus talentos, ou poder brando).   O Brasil Central é o centro do “soft power” brasileiro, na música popular. As dez músicas mais tocadas no país, sete delas vem de cantores sertanejos goianos, mato-grossenses ou mato-grossenses do sul. Ele discorreu, que num país em crise, a grande “sacada” será a promoção dos nossos estados e cidades, na atração de talentos, na promoção de eventos.luciano

Fui ligando as coisas no “Soft Power” muitos estados e cidades são destaques – como Parintins no Amazonas, extraordinária festa do boi “Garantido e Caprichoso” o mais importante daquele Estado, a Festa de Aparecida do Norte em São Paulo, as romarias em Abadiânia em Goiás, a festa de Trindade Goiás, Festa do Bonfim em Natividade (TO), romarias de Juazeiro do Norte, Alto Paraíso também Goiás, pelo misticismo das curas e meditações, vindo gente de todos os lados do mundo. A índia com seu misticismo e suas crenças é um país bem visitado.

E tudo isto se chama ECONOMIA CRIATIVA que pode surgir naturalmente, pela iniciativa de uma comunidade ou promovida pelos governos e prefeitos. Por exemplo, em Ariquemes, tem o AVIVA ARIQUEMES, que é um evento religioso da Igreja Assembleia de Deus, que foi iniciado por uma família da cidade e que hoje, atrai evangélicos do Estado inteiro e de outros Estados. A atração de talentos, apoio inicial é extremamente importante, pode ser considerado um investimento. Veja o Rio de Janeiro, a Bahia, Recife, cidades de extraordinários eventos que vai do Carnaval e se estende pelas mais diversas áreas. São Paulo há alguns anos vem divulgando com apoio da Prefeitura e do Governo a “Virada Cultural”, shows diversos em toda a cidade, sem parar por 24 ou 48 horas. A atração e o apoio aos talentos fazem parte da cadeia de inovação de uma cidade ou de um Estado.

Esta inovação pode estar ligada ao campo, por exemplo, a Festa da Uva, bem tradicional nas cidades gaúchas, os eventos natalinos e festa do cinema em Gramado e a busca da qualidade dos alimentos, com certificação e cunho verdadeiro na política de sustentabilidade ambiental, da mesma forma. Aqui, eu destaco a cidade de Paragominas no Estado do Pará, que hoje, é o município respeitado e admirado no Brasil e no mundo por trabalhar firme em produzir tudo no campo com sustentabilidade ambiental. Tudo pode, mas, com respeito ao meio ambiente. Por tudo que vi e ouvi nesta palestra, fiquei pensando, nosso Estado, pode evoluir neste quesito, esporte e cultura com objetivo claro de desenvolver a nossa economia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.