Durante a audiência com o senador Confúcio Moura, na terça-feira (22), em Brasília, o vereador de Ariquemes, Zul Pinheiro, apresentou o projeto Urucum e solicitou parceria, reivindicou exemplares da Constituição Federal direcionada para o público adolescente e pediu ainda o apoio do senador para interceder junto ao Ministério da Saúde para que o município de Ariquemes não sofra com a falta de abastecimento de soro antiofídico.
O vereador falou que pretende fomentar a educação artística na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ireno Berticelli, na cidade de Ariquemes, com o Projeto Urucum, em parceria com senador Confúcio Moura. De acordo com Zul Pinheiro, a arte e a cultura estão contidas no projeto e a ideia é ampliar o Burareiro, programa implantado pelo Confúcio Moura quando foi prefeito de Ariquemes.
Zul Pinheiro sugeriu, que, por meio da arte, se possa atuar em todas as disciplinas e áreas da escola, e melhorar não apenas os índices educacionais, mas aprimorar a criança na sua plenitude, na forma cognitiva e prepará-la para o futuro. “É claro, se essa criança aprender a interpretar, aprender um instrumento, aprender a manejar um audiovisual, ou se ela aprender a lidar com a poesia e literatura seria ótimo. O principal é fazer com que a criança esteja preparada para a sociedade”, explicou o vereador.
Outra demanda apresentada ao senador, e que preocupa muito a população de Ariquemes, é a falta de soro antiofídico. O vereador solicitou que o senador interceda junto ao Ministério da Saúde (MS), para que o município de Ariquemes, não seja desfavorecido na distribuição do soro antiofídico. De acordo com ele, em todo Vale do Jamari e região Amazônica se sabe que carece de cuidados nessa área, não apenas por causa da quantidade de animais peçonhentos, mas também devido a distâncias.
O vereador explicou que há uma demanda grande de soro antiofídico no Estado, e além disso os institutos diminuíram a produção. “Imagina as dificuldades que temos se uma pessoa for picada por uma cobra na área rural. Até se chegar em Ariquemes ele estará bem debilitado. E ao chegar em Ariquemes não tiver o soro antiofídico, a gente tem que pegar mais 200 km de estrada para chegar a Porto Velho. Ele não vai aguentar”, asseverou.
Zul Pinheiro levou ainda ao senador a solicitação de exemplares da Constituição em Miúdos para atender as escolas do município de Ariquemes. Material que é produzido na Gráfica do Senado, e, segundo o vereador, é importantíssimo porque permite com que as crianças e adolescentes possam ter acesso a Constituição Brasileira dentro de um formato de fácil leitura. “É uma constituição que foi escrita, pensada para o público adolescente. Nós fizemos através do meu gabinete, um projetinho de lei, e a Constituição em Miúdos agora é lei, e faz parte do calendário oficial do município. Então nós solicitamos ao senador”, destacou.
Deixe seu comentário