O mundo está devagar

O mundo está devagar

Pode pegar o binóculo e ficar olhando o mundo, ou um telescópio para olhar estrelas. E verá que há um ritmo regular nas órbitas. Assim, também está a economia mundial. Parada, estagnada. Quando não, em recessão. E dinheiro tem. E muito. Mas, está concentrado na mão de pouca gente. Tem países oferecendo juro zero. Tem outros que estão com juros negativos. Você pega 10 mil e paga nove mil. Isto tudo para fazer o povo investir ou mesmo consumir. Fazer a roda da economia movimentar numa órbita regular.

O Brasil está neste sistema planetário, neste mundo cósmico. E vai se arrastando, uma hora rasteja, outra, some no buraco, reaparece, some, reaparece, some. A órbita do Brasil é de um asteroide desgarrado. E cada presidente fica arrotando suas glórias. Mas, é só arroto mesmo. Porque estamos no cosmo econômico, onde um depende do outro. A soja a gente produz, mas, quem dita o preço é o mercado internacional.

Ainda estamos bem desarrumados para cantar de galo. Teremos que ir fazendo nosso “rastapé” de arrumação da casa, fazendo as reformas que irão demorar bastante para dar resultado, mas é assim mesmo, como um pé de manga que a gente planta, mas quem vai comer serão os outros. E por outro lado, nenhum país do mundo conhecido, a não ser que haja, nesta constelação, algum outro país, que ainda não se conhece. Mas, os daqui, de corpo e alma, todos, para crescerem, primeiro, educaram suas crianças e jovens.

Ajuste fiscal é uma merda fosforescente, a criança é diamante que precisa sair do solo para brilhar e encantar. A maior razão da nossa crise é esta – a DESEDUCAÇÃO.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.