Durante palestra no seminário Pensar Brasil, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, o assessor técnico do senador Confúcio Moura (MDB-RO), Miguel de Souza, destacou a necessidade de modernizar a BR-364 e ampliar investimentos em armazenagem para garantir o escoamento da produção agrícola.
Com dados e mapas, Souza ressaltou que Rondônia é rota estratégica para a safra do estado e do Centro-Oeste, prevendo que a BR-364 deverá transportar 16 milhões de toneladas, enquanto a BR-163 absorverá outras 20 milhões. Ele defendeu as concessões como solução para viabilizar obras, diante do orçamento público limitado.
Souza alertou para o alto custo humano e financeiro dos acidentes rodoviários, citando 1.483 acidentes e 112 mortes só em Rondônia em 2023, com prejuízo estimado em R$ 200 milhões. “Os 191 km de faixas adicionais nos trechos mais perigosos vão salvar vidas”, afirmou.
O palestrante também apresentou dados do agronegócio, lembrando que o país movimentou 1,3 bilhão de toneladas em 2023, sendo que a China recebeu 51% das exportações. Ele apontou gargalos nos portos de Santos e Paranaguá e sugeriu a integração com o porto de Chancay, no Peru, além da construção de uma ferrovia para ligar Rondônia ao Pacífico.
Souza defendeu ainda mais eficiência na logística, elogiando o potencial do transporte hidroviário no Rio Madeira, mas ressaltando a carência de infraestrutura de armazenagem. Citou Sorriso (MT) como exemplo da necessidade de agregar valor à produção, mencionando a usina de etanol de Cabixi (RO) como modelo de diversificação.
Concluiu lembrando que 60% da produção já passa por empreendimentos privados que estão no limite de capacidade, e reforçou: “Precisamos resolver essas filas intermináveis de caminhões nos portos”.
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