INFOVIA ou Internet do tudo

Home / Conversa Aberta / INFOVIA ou Internet do tudo

Desde o primeiro dia do meu governo que falo em INFOVIA. Mas,  que diabo é isto de INFOVIA?

É transformar Rondônia inteira num Estado digital. Avançado. Já trouxe a fibra ótica que interliga Brasil  com Rondônia. A fibra avança no sentido de Guajará-Mirim. Acompanha o eixo da BR-364. Ela vem na linha de transmissão de energia, no Linhão. Em Porto Velho breve entregaremos cerca de 300 km de fibra na cidade. Em Ariquemes, 50 km.selfie.futuro.ficção

Afinal, pra quê serve FIBRA ÓTICA? É como se fosse um cano fino e por dentro dele tivessem dezenas de fibras, como fios elétricos finíssimos. Por eles podem passar a voz humana, os dados (papéis, documentos) e imagens (aulas, discursos, palestras, treinamentos, filmes, vídeos, tudo). Um boi e uma boiada.

 Eu preciso compartilhar este projeto com a iniciativa privada, prefeituras, bancos, cooperativas, associações, igrejas,  escolas particulares, poderes (Judiciário, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria). Eu preciso compartilhar este projeto com farmácias, lojas, mercados, fazendas, indústrias para que também possam ter esta estraordinária ferramenta, com Internet de altíssima velocidade. Todo mundo xinga a Internet. Todo mundo precisa da Internet. Tem dia que ela não entra. Tem dia que ela não baixa um filme. Tem dia que só nos passa raiva. Com a Infovia não. É clicar e entrar. selfie.futuro

E já está aí,  gente, passando no linhão de Cacoal, Pimenta, Ji-Paraná, Jaru, Vilhena e assim vai. É só puxar pra dentro. A associação comercial pode tomar a iniciativa. O centro de saúde de Presidente Médici pode marcar uma consulta imediatamente em Cacoal ou Porto Velho, no sistema de regulação. Os médicos não precisarão mais de papéis. As matrículas podem ser feitas online, de casa. Aulas de matemática podem ser dadas por professores de qualquer lugar. O controle do almoxarifado, o protocolo, o financeiro. 

Como se diz, quero iluminar os céus de Rondônia com INTERNET DAS COISAS, com a irresistível marcha para o futuro, com o progresso que cada vez mais dependerá da NET. A Impressora 3D e a geração do autoemprego. Parece uma ficção e é uma ficção possível. A ficção do agora. E se você, meu prefeito, meu chefe de poder, não aceitar esta proposta, estará puxando o nosso Estado pra baixo. A nossa economia aumentará. Os negócios serão melhores. A burocracia reduzirá. A transparência de suas contas será possível. Os nossos órgãos públicos serão fascinantes,modernos e eficientes. 

Pela Internet poderemos baixar os custos de produção. Dar oportunidades aos pequenos negócios. Fortalecer a economia local.  A segurança pública pode ser muito mais presente. As viaturas com sistemas próprios de comunicações imediatos. Os policiais com iphone programados. A cidade monitorado por câmeras e controladas pela Polícia. O Trânsito regulado, uma câmera puxa uma placa de moto, em linha reta, até 2 quilômetros de distância. As câmeras filmam e registram mesmo na noite. Com a minha INFOVIA  tudo pode ser diferente. Basta, meu caro leitor, que você avance e aceite a mudança para melhor. Não se conforme com as coisas como estão. Porque não estão boas. Eu quero uma carteira de identidade entregue no mesmo dia. Já pensou uma coisa desta? 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.