O 15 prepara, empodera e motiva é o tema do MDB de Ariquemes para o encontro que promoverá na próxima sexta-feira, 27, a partir das 19h, na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Na pauta principal será debatido o empreendedorismo, anunciou hoje o senador Confúcio Moura.
“Precisamos lembrar, prestar atenção nos sinais que exigem a mobilização partidária não apenas no sentido da disputa de eleições municipais, estaduais e nacionais: a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus levou os brasileiros a uma constante busca da fonte alternativa de renda – eis a nossa realidade” – afirmou o senador, um dos mais antigos filiados atualmente em atividade.
Confúcio Moura ingressou no partido em Rondônia em 1976, elegendo-se duas vezes prefeito de Ariquemes, deputado federal, governador do estado duas vezes, e agora senador da República.
O encontro de sexta-feira levará a Ariquemes duas palestrantes especializadas no tema e suas exigências de enquadramento nos moldes modernos de produção e venda: a mestra Viviane Barrozo e a doutora Aurineide Braga.
“Empreendedorismo na Amazônia: uma jornada de empoderamento” é o tema da mestre Viviane. “Como me posiciono no mundo: abrindo janelas” será a fala da doutora Aurineide.
“São presenças que acrescentam, imperdíveis”, observa o senador Confúcio Moura.
Entre outras formações, Aurineide é doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Porto (Portugal); mestre em Administração e especializada em agentes de inovação tecnológica pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.
A professora Viviane possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Paraná; é graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; tem graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Paranaense; especializada em Sistemas Elétricos de Potência, com ênfase em máquinas elétricas e mestrado em em física pela Universidade do Rio Grande do Sul, atualmente ela é professora da UNIR.
O senador Confúcio mencionou alguns apelos feitos pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP):
“Temos 52 milhões de brasileiros tocando seu próprio negócio, e destes, mais de 9 milhões são microempresas individuais, que chamamos de MEIs.”
Analisando o atual quadro de MEIs no País, o vereador Chico Pinheiro, citou dados do Governo Federal informando aproximadamente 600 mil empreendimentos foram abertos em âmbito nacional.
“Atualmente já são mais de 1,5 milhão de microempreendedores ofertados”, disse.
“Eu espero que o nosso encontro possa ir além da confraternização de homens e mulheres empreendedores, mas a certeza da formalização de novos negócios em Ariquemes, uma cidade que possui lindas avenidas e que ficará ainda mais bonita a partir do momento em que o seu acesso urbano for remodelado com obras modernas a serem construídas pelo DNIT”, acrescentou o senador.
Deixe seu comentário