DOMINGUEIRAS 4 Jan 2015

Home / Blog do Confúcio / DOMINGUEIRAS 4 Jan 2015


pergolado

  1. Dias atrás deixei a minha opinião sobre o uso do etanol no Brasil. Ontem, vi pela TV a crise do setor. Dezenas de usinas fechadas. Cidades como Sertãozinho em crise. Pra mim é uma vergonha. A política de um combustível limpo colocou o Brasil como exemplo para o mundo. O Governo deve agir. E pode agir. E tem que agir. Os canaviais geram emprego e renda. O BNDES tem investido bilhões em megaempresas brasileiras. Agora, deve agir em benefício do povo. Em beneficio do álcool combustível, bem melhor que pré-sal. 
  2. 2. O restaurante popular em Porto Velho está pronto. Agora, é marcar a data da inauguração e atender a população da Zona Leste de Porto Velho. Especialmente os trabalhadores das lojas da Avenida José Amador dos Reis.
  3. Pedi a Sedam e Emater para fazerem viveiros de l milhão de mudas de castanheiras, ainda este ano.  Nos próximos anos quero cumprir a profecia do Divino Cardoso, plantar 5 milhões de castanheiras e deixar o tempo passar. Seremos, segundo ele, o maior produtor de castanha do mundo. 
  4. Que todo mundo se reúna, já falei demais, e falar demais cansa, enfada. Quero a Fazenda da Colônia Penal produzindo riqueza, comida, hortaliças, frutas, peixe, leite, ovos e tudo mais que seja possível. Chega de paralisia coletiva. Está aí à vista a solução para o trabalho de apenados e a necessária produção de comida para as cadeias, hospitais e escolas. Já pensou ter ali 5 milhões de pés de abacaxis produzindo?
  5. Ainda este mês quero o pessoal da Sedam, da Regional de Porto Velho, eu estarei lá também, e vou convocar mais gente, nós mesmos, vamos plantar  as “trepadeiras” nos pergolados do Espaço Alternativo. Quem tiver muda em casa pode levar. Se não tiver cada um compre mudas. Vou marcar o dia. E também repor as árvores que foram tiradas do Espaço. Vamos aproveitar as chuvas.
  6. Agora, chegou a hora de descer o Rio Madeira e começar a agir nos terrenos adquiridos pelo Estado para colocar em prática o que se tem falado no discurso. Estar perto dos ribeirinhos e ajudá-los  recuperar o que perderam. Breve estarei pessoalmente visitando. 
  7. A CMR (Companhia de Mineração de Rondônia) no quesito calcário, deve ser unicamente, gestora de contratos. Não dá para colocar ali cargos comissionados. Tem que ter empresa, metas e resultados. No mais, é cuidar da política mineral do Estado, porque tudo está entregue às moscas. 
  8. acsNa saúde – temos que fazer o que tem sido feito. E mais ainda, dar importância a atenção básica de saúde. Apoiar os Agentes Comunitários, eles precisam de apoio, principalmente, materiais – transporte, tablets, mochila, filtro solar e treinamento continuado.
  9. Escola Anísio Teixeira – ensino médio com foco no conhecimento geral, mais prático e menos decoreba, uma visão para a vida e aptidões múltiplas. Introduzir o inglês diariamente. Fortalecer a matemática como meta de desempenho.
  10. Quero aumentar mais 5 escolas em regime de Educação Integral este ano. Primeiro escolher as escolas que mais precisam. Principalmente, aquelas de periferia, criar os ambientes necessários e preparar a escola antes para a grande revolução. Pra quebrar o gelo leia  trecho do poema de Fernando Pessoa –fernando A TABACARIA – Não sou nada.Nunca serei nada.Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.\Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer, E não tivesse mais irmandade com as coisas. Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua. A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada, De dentro da minha cabeça, E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.
  11. bufalos Fazenda Pau D’Olho, há exatos 4 anos que venho conversando sobre o destino dos búfalos selvagens. Milhares. Depredando meio ambiente. Derrubando árvores ao se coçarem. Brigarem. Vão reproduzindo à revelia. E entrando cada vez mais para áreas protegidas. Daqui a pouco entram nas fazendas vizinhas e ameaçam a sanidade animal. Temos que agir agora. Recomendo o primeiro projeto que me foi apresentado pela EMBRAPA. Pedi a todos ideias. Vieram muitas. Ninguém teve capacidade mínima de executar nenhuma. Quando ninguém decide, decido eu. O projeto é o da Embrapa, noutra ocasião detalho para vocês. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.