Guajará-Mirim – Distrito de Surpresa, Aldeias Sagarana e Ricardo Franco (domingo, 16 de setembro)

Guajará-Mirim – Distrito de Surpresa, Aldeias Sagarana e Ricardo Franco (domingo, 16 de setembro)

Hoje saímos cedo para Surpresa, distrito de Guajará-Mirim. No vale do Guaporé. Fica na foz dos rios Guaporé e Mamoré. Lá foi um encontro com a comunidade, uma reunião grande. Falou o Wagner, Maurão e eu , certo é que eles estão muito agradecidos pelos trabalhos que eu realizei como governador. Parece que vou ter uma grande aceitação, 90% deles devem votar em mim. Na reunião, muitas perguntas, questionamentos crônicos sobre zoneamento, regularização fundiária e documentos. Esse é o grande anseio deles .

Antes, fui visitar a aldeia Sagarana, que fica a sete Km de distância. Os índios foram chegando devagarinho. Domingo eles acordam mais tarde, foram chegando e terminaram lá na oca, uma roda. Eles conversaram bastante. E batemos papo um papo. Eles gostaram muito. Fizeram muitas perguntas. Foram muito solícitos, muito agradáveis .

 

 

Depois do almoço fomos para um conjunto de aldeias chamado de Ricardo Franco, onde têm 16 etnias. Dessas etnias, cada uma tem um cacique, e tem o cacique geral. Então nós reunimos com grande parte deles. Domingo estava o futebol, tinham alguns bebendo. Mas foram muito solícitos . Queriam ver a gente. O que eles mais reclamaram foram  das escolas indígenas que foram feitas com recursos do Pidise e que ainda não estão completamente prontas. Faltando equipamentos, energia e água.