Passei o fim de semana com prefeitos, vereadores e comunidade na grande região da Zona da Mata. Sexta-feira, estive em Castanheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura, Sábado (hoje), Nova Brasilândia. Cheguei às 9h30 na cidade de Castanheiras. Fomos recebidos pelo prefeito, Alcides, o vice, Arlindo, vereadores, vereadoras e comunidade. Foi uma conversa muito boa, os vereadores apresentaram as necessidades locais. Interessante que o município está muito bem equilibrado financeiramente. Os pedidos foram poucos, basicamente uma calcareadeira.
Saímos de Castanheira com chuva, seguimos para Novo Horizonte, pela estrada de chão. O prefeito, Cleiton Cheregato acompanhado dos secretários municipais, vereadores e do amigo Clever Dutra nos receberam na Prefeitura, Os vereadores apresentaram demandas na área da agricultura, infraestrutura (construção de pontes e bueiros na área rural). Já a comunidade quer uma escola. Almoçamos na chácara dos pais do prefeito. Foi uma recepção extremamente agradável.
Em Rolim, chegamos na Prefeitura quase às quatro da tarde. Fomos recebidos pelo vice-prefeito, Fabrício Melo, vereadores, secretários municipais e a imprensa. Uma carga de pleitos grande, entre elas, a maior , na educação. Querem reforma em todas as escolas, pontes de concreto em dois rios, apoio às associações a pedido do vereador Chico, e também infraestrutura urbana (drenagem de água de chuva, asfalto e pavimentação).Muita coisa, mas tem outros projetos em andamento que vou trabalhar em Brasília, se liberar os recursos que já estão garantido por deputados e senadores de mandatos passado, Rolim de Moura ficará muito bem. Precisa só destravar o que já existe por lá.
A noite participei de um jantar na casa do meu colega médico, Jorge Tenório com os membros da Cooperativa de Catadores de materiais recicláveis de Rolim. Pessoas muito simples que estão ganhando menos de um salário por mês. Fazem um trabalho ambiental, incrivelmente fantástico. Nós vamos apoiar esta iniciativa. Eles precisam de um galpão, terreno e maquinários para organizar a estrutura de trabalho mais aliviado e poderem atingir pelo menos a metade da cidade com trabalho de coleta seletiva.
O sábado foi em Nova Brasilândia. Na prefeitura, estavam o prefeito Hélio Mendes, alunos e professores, vereadores, secretários da gestão municipal e a comunidade. A reunião foi mais de agradecimento por parte da comunidade escolar. Atualmente, tanto na rede de ensino estadual como na municipal, os melhores indicadores de aprendizado (Prova Brasil) e fluxo (aprovação) de Rondônia é em Nova Brasilândia. O município pode continuar contando com meu apoio, agora em Brasília.
Deixe seu comentário