Agenda em Porto Velho e Candeias (domingo, 30 de setembro )

Agenda em Porto Velho e Candeias (domingo, 30 de setembro )

A primeira agenda foi  na zona Rural de Porto Velho – uma reunião com chacareiros, famílias. Só uma família aqui tem treze irmãos, todos vizinhos. Trabalham com hortaliças, e outros têm uma cooperativa também, que representa todos, para a venda do PAA, que e o Programa de Aquisição de Alimentos. É  um grupo de produtores familiares, pequenos, mas, que sobrevivem muito bem das suas roças e das suas hortaliças . Foi muito bom, gostei deles, alguns até são conterrâneos lá de Tocantins. Presentes também Cláudia Moura, candidata a deputada federal e a estadual, Mary Braganhol.

Ainda pela manhã, em Candeia, na  casa da Juliete e do Sebastião. Uma reunião grande onde foram chamadas várias pessoas, lideranças rurais também. Teve gente lá da linha 45, que é um grande assentamento,  de Triunfo, gente da cidade também. Vieram o prefeito Luiz e os secretariados, todos. Um reunião importante. Presença da Maria Eliza, nossa primeira suplente, que organizou, do filho dela, o Jaiminho, teve o Wagner Garcia, representando o Maurão de Carvalho e o Raupp presentes. Foi uma reunião boa, excelente qualidade. Uma população carente, dirigida pelos líderes que estavam presentes.

Em seguida, uma reunião em separada. O secretariado do município está reclamando da dificuldade da política local. A intransigência absoluta dos vereadores com o prefeito e o secretariado está trazendo imensa dificuldade para o crescimento do município. Tiveram que pedir socorro, pedir uma mediação importante para voltar a normalidade. Isto não pode feito conciliando, tem que ser feito um estudo, e um mediador que possa num período de três meses conseguir reverter o quadro.

Em Porto Velho, no período da tarde, caminhada no Espaço Alternativo. Foi uma caminhada leve, bate papo com as pessoas, amigos da gente que nos acompanham. Foi chegando, foi chegando. Terminou chegando umas 20 pessoas. Encontramos com a turma do Cid Orleans também, amigo nosso. Foi bacana, o povo vai vendo a gente, vai comentando. Esse é o objetivo, aparecer. Deu resultado.

 

No bairro Ulisses Guimarães, Zona Leste, bairro periférico da cidade, muita gente. A gente até estranha  assim… uma casa apertada e bastante  gente. Pelo que vi, o dono da casa é um líder forte que trouxe os  vizinhos. Ali perto tinha uns bares e vieram alguns bêbados, no meio daquela mistura, mas todo mundo tratou a gente muito bem. Foi uma reunião alegre. Fiz um discurso muito simples, básico. Eles ficaram satisfeitos, espero que tenha agradado. Estava o Jaime que marcou a reunião, a Dra. Maria Eliza, o Wagner Garcia e o Maurão presentes. Todos falaram, eu saí antes, porque estava indo pra outra reunião.

Na casa da dona Rosa, no Agenor de Carvalho foi uma reunião no alpendre da casa dela, abriu pra gente e lotou, lotou tudo, e veio uma chuvinha ao mesmo tempo. Eu fui abrindo a reunião e  falei também generalidade , ao tempo que chegaram  o Maurão e o Wagner que continuaram os discursos, e a gente não pode esperar o discurso um do outro, a gente vai falando e vai saindo e já vai movimentando a vida , e assim foi feito.