Agenda em Brasília (terça-feira, 04 de junho de 2019)

Agenda em Brasília (terça-feira, 04 de junho de 2019)

Fiquei muito satisfeito com a visita do governador Marcos Rocha. Ele veio aqui no gabinete para falar do governo, da situação dele. Achei ele mais tranquilo, mais animado. Gostei muito do bom relacionamento que ele está mantendo com a Assembleia. Está no caminho certo. Pediu apoio às reformas do presidente Bolsonaro. Deixei ele bem tranquilo, disse que é uma decisão minha, de foro íntimo. Vamos votar a favor da reforma. O país precisa, e vamos apoiar.

Recebi também a visita da prefeita de Chupinguaia Sheila Flávio, do secretário Jamil Mosso,  da presidente da Apae do município, Rosana Soares, e também da Dirley de Andrade,  que é nossa assessora  no município. Depois da reunião,  apresentei  a eles a Casa,  Ala das Comissões,  Plenário, o Museu do Senado. Ficaram encantados. Tomamos um cafezinho ao lado do plenário e conversamos sobre projetos e falamos trivialidades. Ficaram muito satisfeitos com o nosso acompanhamento.

Em seguida, estive com cinco vereadores do município de  Jaru. Marcos Machado, Valdivino Francisco, Orlando Costa, Gelson da Hora e Luiz Chiarenttin (Gaúcho). Todos pediram recursos de asfalto para a cidade de Jaru e para o distrito de Tarilândia. Pediram mais pavimentação asfáltica e maquinários rodoviários.

Na Comissão de Educação relatei favorável a dois importantes Projetos de Lei. O PL 1945/2019, do senador Veneziano Vital do Rego, que proíbe a cobrança de taxas diferenciadas por curso nos processos seletivos. Taxas de vestibulares e outros não podem ser diferentes em cursos da mesma instituição. A medida vai assegurar o respeito ao princípio constitucional da igualdade de condições de acesso à educação.  Já o projeto do senador Styvenson, PL 1255/2019, assegura que a vagas ociosas das instituições públicas de ensino superior, vagas por desistência ou morte de alunos, pelos menos 50%, sejam preenchidas por alunos pobres com de renda familiar até um salário mínimo e meio.

 

Tivemos ainda uma audiência no Palácio do Planalto, onde o presidente Bolsonaro assinou um decreto regulamentando uma lei que disciplina a transposição de servidores, inclusive pensionistas. Muitos sindicalistas estavam lá. Ele fez uma cerimônia, convidou toda bancada federal. Alguns falaram. Certo é que ficamos muito satisfeitos. Agora é operacionalizar tudo isso, porque assinar decreto é fácil, fazer lei é fácil, o difícil é a execução da transposição. Eu passei sete anos e pouco correndo atrás disso tudo e meu objetivo era levar 10 mil transpostos, eu consegui 4.500. Então agora é aguardar a execução desse decreto regulamentador.

Os vereadores de Seringueiras, Pezão e Juarez Barcelos vieram aqui comigo. São vereadores conhecidos. Vieram falar do hospital, que está na fase final e a obra paralisou. Estão muito chateados, a obra era para estar pronta, muito bonita. É competência do governo do Estado. E também pediram asfaltamento, mais asfaltamento, ligando ao distrito de Planalto. Estes pleitos dos vereadores são justos. Os vereadores estão vindo muito a Brasília. Mas no meu caso só posso atender no ano que vem em diante.

Na Confederação Nacional da Agricultura (CNA) foi uma reunião muito importante com o presidente João Martins e um grupo de americanos. Estarão oferecendo uma plataforma para negócios, ligando o agronegócio e a pequena agricultura familiar. Para que os pequenos possam apresentar seus produtos ao mercado chinês. Por meio desta plataforma, os negócios serão fechados de uma maneira mais fácil, porque o Brasil não está presente na China.

E por fim recebi  a visita do Prefeito de Pimenteiras, o Vino, do vereador Euzito e do assessor Rodrigo. Eles já haviam deixado comigo alguns pleitos e agora vieram conversar e reforçar os pedidos feitos anteriormente.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.