Agenda em Brasília (quinta-feira, 23 de maio de 2019)

Agenda em Brasília (quinta-feira, 23 de maio de 2019)

Os vereadores Jadir (Dirim) e Nei Moura de Corumbiara; e Otávio Guimarães (Galera) e Imar de Lima de Cabixi, são amigos. O Galera e o Dirim são do MDB. Todos vieram trazer pleitos municipais. Cabixi quer ser área de livre comércio, quer ter uma integração maior com o Estado de Mato Grosso. Os vereadores, tanto de Cabixi como de Corumbiara trouxeram pedidos de estradas, pontes e também querem apoio na área de saúde.

Também estiveram aqui quase toda a bancada de vereadores de Ariquemes – Capitão Levi, Joel da Yamaha, pastor Eronildo, José Augusto, Amalec da Costa, Renato Padeiro e Joel da Yamaha. Um reencontro é sempre muito agradável – conterrâneos que a gente conhece com muita intimidade. Cada um com seus pleitos, e quase todos justos, e eu conheço. Quero que os recursos venham multiplicados para que eu possa atender ao menos uma parte deles.

Depois recebi a Hilda Salvático e Wanesks Salvático da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ariquemes, juntamente com o pessoal de Mato Grosso e de Roraima. A Hilda é uma grande líder da Apae de Rondônia, especialmente de Ariquemes. Ela vem cuidando há mais de 30 anos com muito sucesso aquela instituição.

A partir de hoje, iniciarei uma série de pronunciamentos que têm a educação como eixo. Para compreender as raízes da desconsideração com a educação no Brasil, parti da reflexão histórica, com o propósito de definir as fases e os marcos da história da educação brasileira. Esperamos dar continuidade a estas reflexões sobre os desafios da educação brasileira, em sua longa e atribulada história, em pronunciamentos subsequentes.

O Jobson Bandeira, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) de Rondônia, trouxe três projetos para me apresentar. Muito bons, um deles é referente a Olimpíada Indígena, outro, a olimpíada universitária, e também um ônibus para movimentar alunos para visitar os museus de Rondônia, conhecer o Teatro Palácio das Artes e o Teatro Guaporé. O objetivo é dar apoio aos estudantes. Todos projetos de alto nível, de cunho social elevadíssimo.

Os vereadores Zonga e Joveci Pacarana, me fizeram uma visita de cortesia, eles também trouxeram projetos na área ambiental da cidade, na Área de Proteção Permanente (APP), do perímetro urbano da cidade de Espigão e de todo o Brasil. Eles têm propostas diferentes do Projeto de Lei do Senado (PLS) 368, de autoria da ex-senadora Ana Amélia, e está hoje sob a relatoria do senador Eduardo Braga. Eu já havia encaminhado para o senador a proposta deles, e nesta sexta-feira eles vão voltar a falar com o Eduardo Braga no sentido de resolver esse impasse lá de Espigão do Oeste.

Recebi também a visita da amiga e guarda-civil municipal de Ariquemes, Rosilene Santos, e do inspetor Naval, Maurício Domingues (ele é de São paulo e ajudou a implantar  a guarda civil metropolitana na capital paulista). Ariquemes ainda é a única cidade do Estado de Rondônia a ter uma guarda civil municipal. Foi criada por mim, quando prefeito. E esse pessoal cresceu muito, prosperou e desempenha um trabalho excelente. Eles estão em Brasília para participar da “Marcha Azul Marinho” que acontece todos os anos em Brasília. Me convidaram para participar do evento que será no dia 29 de maio  no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.