Agenda em Brasília (quarta-feira, 14 de agosto de 2019)

Agenda em Brasília (quarta-feira, 14 de agosto de 2019)

Hoje recebi uma comitiva de mulheres do MDB de Rondônia. Lideranças de vários municípios do Estado. Elas vieram para o encontro MULHER, POLÍTICA e CIDADANIA. Terão palestras, debates e troca de experiências entre elas. Mais do que nunca, agora, as mulheres precisam realmente dessa oportunidade, oportunidade para entrar na política e se candidatar mesmo. Tem espaço demais. A maioria do eleitorado brasileiro é feminino. Aqui no Senado Federal, por exemplo, são  13 parlamentares. O que corresponde pouco mais de 16% de mulheres senadoras. Então, o espaço está aberto, e elas quando ocupam os cargos têm se destacado muito bem.

O Henrique Prata veio me visitar. Ele foi um grande parceiro do meu governo.  Fizemos uma revolução na área do tratamento do câncer no Estado. Ele entrou no meu primeiro mandato. Nós, sem recursos naquela época, mesmo assim a gente deu um jeito. Criamos o Barretinho, e agora tem um baita hospital, o Hospital de Amor da Amazônia, que atende toda a Região Amazônica. Desempenha um tratamento VIP, extraordinário. O Henrique Prata está chateado. Reclamou que não está recebendo do Estado. E a gente não pode brigar como Henrique, ele é muito eficiente. É uma pessoa destemida, altamente corajosa. Quando ele fala que faz, faz. E pra Rondônia foi um ganho extraordinário a implantação desse hospital. Antes, nossos doentes sofriam muito, se-deslocando para fora, e hoje todos são atendidos em Rondônia.

 

No plenário eu fiz uma salada mista de discurso. Falei do Pacto Federativo, falei da situação dos estados, falei da educação, de todas as nossas crises, e abordei o tema também da Frente Parlamentar da Educação, com quem almocei hoje. Falei que foi extremamente importante o encontro com os deputados e senadores, e, de tal forma que nós fizemos uma provocação aos senadores e aos deputados para que a gente possa reagir, não de modo sentimental, não de modo emocional, no modo do companheirismo. Temos que ver o Brasil de fora, o Brasil que precisa da gente, o Brasil que está aguardando as nossas manifestações, e devemos aprovar todos os projetos. Todas as emendas constitucionais que estão aí. Então, tem uma base de uns dez megaprojetos que a gente precisa aprovar, para de fato contribuirmos para tirar nossos estados dessas crises que estão ferindo de morte a nossa Federação.

 

Fotos:  Agencia senado/assessoria

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.