Agenda em Brasília (quarta-feira, 10 de julho de 2019)

Agenda em Brasília (quarta-feira, 10 de julho de 2019)

Recebi a Fátima Gavioli que trabalhou no meu governo desde o começo até o final. E hoje ela está em Goiás como secretária Estadual de Educação, isso é uma honra imensa Rondônia poder oferecer uma técnica de alto nível para outro estado e está fazendo um bom trabalho no estado de Goiás. Chegar de fora e assumir uma secretaria de educação num estado tradicionalista, enraizado em ´políticas próprias e destacar e ser bem aceita é realmente um fato inusitado. Ela veio me visitar, eu fiquei muito satisfeito, matamos a saudade, desejo para ela boa sorte e felicidade na sua nova jornada.

O consultor Educacional do MEC, Vinícius Macedo me visitou. Ele trabalha em Rondônia na implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele tem uma equipe na Secretaria de Educação de 25 técnicos e eles estão trabalhando em regime de compartilhamento, ajudando os municípios na estruturação dessa base, que deve ser implantada o novo curriculum de ensino fundamental e médio em 2020. Então tem que correr muito para treinar professores, fazer leis, criar normas municipais, porque o tempo passa muito rápido e nós já estamos no meio do ano, e tudo isso tem que ser feito até dezembro. Para começar uma vida nova na área de educação, com novas disciplinas, novas bases, nova orientação a partir de 2020.

O ex-deputado federal Antônio Balhmann é do Ceará, uma figura extraordinária, ajudou a desenvolver os polos industriais em Fortaleza, o Porto de Pecém, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a única do Brasil que funciona. É um homem muito ligado à tecnologia, ciência e a educação. Veio conversar comigo, passar experiência. Pessoa generosa. Gostei muito.

Esteve também me visitado o Daniel Vilela, ex-deputado federal, candidato a governador pelo Estado de Goiás na última eleição. É do nosso partido, o MDB, e deseja colocar seu nome para ser o presidente nacional do MDB. Acho muito bom, porque ele é jovem, está no gás total, um dinamismo muito grande. Aliás, temos que dar uma renovada no partido, uma repaginada, e eu acredito que ele seja o melhor nome. É filho do Maguito Vilela, um político muito conhecido no Brasil.

Por fim, audiência com o Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena e os secretários de Planejamento, Ricardo Zancan e de Saúde, Afonso Emerick.  Vieram para fazer uma visita de cortesia e também buscar apoio da bancada para construção do Hospital Regional. Já está com o projeto e o terreno prontos, no valor de R$ 69 milhões. Isso vai ficar para o fim do ano. Transferi a responsabilidade para o coordenador da bancada, Lúcio Mosquini que vai convocar a bancada para ouvir o prefeito.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.