Agenda desta quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Agenda desta quarta-feira, 23 de agosto de 2023

 

Uma grande notícia para os rondonienses que ainda aguardam a transposição.  Estive coma  ex-senadora Fátima Cleide e conversarmos sobre  a PEC 07 de 2018, que garante a transposição dos servidores do ex-território de Rondônia, já aprovada pela Comissão de Constituição de Justiça do Senado, finalmente terá uma data para ser votada. Será na segunda quinzena do mês de setembro. Parabéns!

 

O vereador Romário, de Alto Paraíso, veio me trazer dois pedidos. Um é pavimentação asfáltica de duas ruas da cidade, o outro é a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Candeias, que fica na divisa de Alto Paraíso com Buritis. Eu conheço a ponte atual. Realmente, é uma ponte de madeira, larga. É uma ponte cara, mas muito importante para a região. Nós vamos verificar se temos condições de atendê-lo com recursos do orçamento, quando tiver liberado pela nossa Comissão de Infraestrutura.

Recebi o prefeito de Santa Luzia do Oeste, Jurandir de Oliveira e quatro vereadores.  O Jurandir quer implantar o projeto cidade inteligente no município e os vereadores, cada um com as suas demandas. Tiveram pedidos na área da educação e da saúde. Então, foram pleitos muito justos. Pedidos pequenos. Mas extremamente necessários.

A Jovem Senadora Karoliny Martini, de São Miguel do Guaporé, está participando da Semana de Vivência legislativa aqui no Senado.  É uma menina muito inteligente. Só de chegar aqui, já percebi que é diferente.  Fez uma redação sobre “Saúde Mental nas Escolas”, muito bem-feita, muito bem pesquisada, e mereceu ser eleita e estar aqui participando e conhecendo o dia a dia dos congressistas. Foi uma alegria única recebê-la. Eu acho que é uma menina de grande futuro, uma menina extraordinária.

Recebi na quarta-feira (23) a vice-prefeita de Monte Negro, Márcia Fagundes, e o esposo, Eloísio, ex-prefeito do município. São amigos antigos do garimpo de Massangana. Eloísio foi meu chefe quando eu era médico de garimpo em Rondônia, décadas de 70 e 80. Eles vieram me visitar e apresentaram alguns pleitos de liberação de recursos para ela, como vice-prefeita. Nós vamos priorizar pelo menos um dos que ela fez. O casal compõe também a executiva do MDB local. São grandes lideranças.

Brasília – Tivemos uma reunião nessa quarta-feira no BNDES que dá prosseguimento ao diálogo para a execução do Projeto Minha Terra. A finalidade é a regularização fundiária e titulação e imóveis rurais em Rondônia. É uma proposta do INCRA e do Instituto Federal de Educação (EFRO) para a captação de R$ 59 milhões do Fundo Amazônia que irá desenvolver projetos de georreferenciamento e outros meios para titularização de áreas irregulares do estado.

Nessa quarta-feira, 23, estive no DNIT com o atual diretor de Infraestrutura Ferroviária do país, Eduardo Guidi. Ele é uma indicação do nosso gabinete e eu estava devendo essa visita de cortesia. Fui mais para conhecer, manifestar o meu apoio e ouvi-lo. Foi mais um reencontro. Não teve outro objetivo. Fui conhecer o setor, as pessoas, engenheiros e técnicos. O ambiente é bonito e ele está muito satisfeito no mandato. Eu fui acompanhado do Dr. Miguel de Souza.

Recebi o vereador de Jaru, Chiquinho da Emater, e os professores do IFRO Renato e Letícia, respetivamente dos Campi Jaru e Ji-Paraná. Tratamos sobre os recursos para a Escola de Chocolate. O projeto é em conjunto com o Instituto Federal de Rondônia. Além do investimento na aquisição do prédio e toda infraestrutura, também foi feito a distribuição de dois milhões e cem mil mudas de cacau. O projeto é macro, inicialmente serão contemplados os municípios Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Jaru, Nova União, Mirante da Serra e Cacoal. Esses municípios estão dentro plano de trabalho do Campus do Ifro de Jaru.

 

Na companhia da ex-senadora Fátima Cleide, recebi nesta quarta-feira (23) o querido vereador de Alto Paraíso, José Roberto, popularmente conhecido por Robertinho. Trouxe um ofício solicitando recursos de emenda para a aquisição de uma máquina motoniveladora (patrol) para atender as necessidades do município e da população local.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.