O homem precisa entender que ele não é o rei do universo. Tem que deixar a bola cair. E perceber, ainda é hora, que fazemos parte de um universo, onde todos os seres, todas as coisas se justificam e têm uma razão de ser. E que nem tudo pode e que cada um deve fazer sua parte para que todos possamos viver melhor na Terra.
Não basta escrever aqui neste blog, temas como crescimento com responsabilidade. Desmatamento zero em nosso Estado. Nem dar lição de moral sobre a preservação e recuperação de nascentes. E tudo mais que venha preservar a vida na Terra. Pouca gente lê. Muita gente acha tudo isto um saco. E até pula o assunto.
Como consciência e cultura depende de cada um, não se ensina num artigo singelo, eu fico pensando como poderemos melhorar o nível de consciência das famílias, para que os temas meio ambiente, natureza e o homem fossem mais praticados nos mínimos detalhes, como não jogar lixo na rua, andar mais de bicicleta, usar menos sacolas plásticas, plantar árvores, não desperdiçar água, combater as queimadas.
A escola em todos os seus níveis deve incentivar trabalhos escolares, enfim, movimentar crianças e jovens para formação de uma mentalidade prática, simples, de proteção ao meio ambiente como patrimônio de todos. Além da formação de uma rede de pessoas interligadas na Internet para denunciar, anonimamente, as más práticas que prejudiquem às vidas nas localidades e consequentemente, o mundo inteiro. Este universo de hoje nos foi entregue pelas gerações que se passaram. E o que é que iremos passar para as gerações futuras?
Deixe seu comentário