Eu ponho fé na COP-30

Eu ponho fé na COP-30

Em 2025, o Brasil sediará em Belém (PA) a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Eu venho alertando as pessoas a respeito do negacionismo climático. Tem gente que não se informa corretamente e passa batido nessa situação. Confio muito no sucesso da COP-30 e espero que esse grande encontro traga resultados positivos para a Humanidade. Tratados internacionais advindos do evento irão ajudar no avanço para o enfrentamento das questões climáticas em todo o mundo.

TODO APOIO À FIOCRUZ

O diretor-executivo da Fiocruz, Juliano Lima, esteve comigo. Veio anunciar a aquisição de um prédio maravilhoso da antiga Faro (Faculdade de Rondônia), em Porto Velho, onde serão instaladas as bases da pesquisa científica da Fundação, em parceria com outras instituições, entre as quais a Embrapa.

Lima veio também em busca de apoio para uma Medida Provisória que está tramitando, ainda na fase de emendas. Eu me comprometi a colaborar com a Fiocruz nessa parte.

ESCOAMENTO DAS SAFRAS

Participei no Ministério dos Transportes, junto com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Renan Filho (Transportes) e Sílvio Costa (Portos e Aeroportos) da apresentação do trabalho do Governo Federal para o atendimento ao setor produtivo durante a safra recorde deste ano. Além dos grãos, outros produtos serão contemplados.

Trata-se de um grande trabalho que está sendo feito nos três ministérios, visando à organização de rodovias, portos, hidrovias, ferrovias e aeroportos brasileiros.  É um trabalho gigantesco que precisa ser amplamente divulgado, pela magnitude que tem.

O BOOM DA INFRAESTURURA

Nem começaram as obras da duplicação da BR-364, e já aparecem informações maldosas e distorcidas a respeito da futura cobrança de pedágios. Li em sites de Rondônia que eles seriam “caça-níqueis”. Não há cabimento nisso, é preciso esclarecer.

Pedágios existem em países onde a malha rodoviária é peça-chave para a economia, o que é o nosso caso. Embora algumas pessoas, notadamente motoristas, os classifiquem de ônus, os pedágios oferecem uma série de benefícios, tanto para os usuários quanto para a sociedade em geral.

Estradas bem conservadas geram um “boom” positivo para a infraestrutura, para a economia e assegura segurança nas estradas. Todos sabem que a vida útil dos veículos aumenta, porque o desgaste nos pneus e na suspensão é menor, e isso reduz custos de manutenção para os motoristas.

MELHORIA CONSTANTE

Manutenção e melhoria constante da infraestrutura. Esta é uma das principais vantagens dos pedágios. Eles garantem uma fonte de recursos para a manutenção das estradas. É receita destinada à reparação de pavimentos, construção de novas faixas, pontes e viadutos, melhorias na sinalização e drenagem.

SEGURANÇA VIÁRIA

Investir na qualidade das rodovias é investir na segurança dos usuários. Fique claro que os pedágios permitem que as concessionárias implementem medidas de segurança, entre elas a instalação de guard rails (defensas metálicas), melhorias na iluminação, monitoramento por câmeras e serviços de emergência. São ações que reduzem significativamente o número de acidentes, proporcionando uma viagem mais tranquila e segura para todos.

ATENDIMENTO AO USUÁRIO

Outro benefício direto é a oferta de serviços de atendimento ao usuário: guinchos para resgate de veículos com pane mecânica, ambulâncias para atendimento a acidentes, e até apoio em casos de incidentes menores – pneus furados, por exemplo. São serviços oferecidos 24 horas. Isso dá sensação de segurança adicional, pois o motorista sabe que terá assistência rápida em caso de imprevistos.

MENOR CUSTO PÚBLICO

A concessão das rodovias à iniciativa privada diminui o custo público – caso da nossa BR-364. Assim, o governo se desonera de grandes investimentos em infraestrutura, permitindo que os recursos públicos sejam direcionados para outras áreas prioritárias: saúde, educação e segurança pública. A gestão privada tende a ser mais eficiente, uma vez que as concessionárias possuem contratos com metas claras de desempenho e estão sob constante fiscalização.

EMPREGOS E DESENVOLVIMENTO

A concessão rodoviária proporciona empregos diretos e indiretos, mobilizando equipes das praças de pedágio, operários e engenheiros responsáveis pelas obras de melhoria. Além disso, rodovias de melhor qualidade incentivam o desenvolvimento regional, facilitando o transporte de mercadorias, impulsionando o turismo e atraindo investimentos.

Ao mesmo tempo, rodovias bem conservadas e monitoradas permitem viagens mais rápidas e eficientes. Empresas de transporte obtêm redução no tempo de entrega de mercadorias, menos desgaste dos veículos e menor consumo de combustível.

TRANSPARÊNCIA E FISCALIZAÇÃO

As concessões rodoviárias são regidas por contratos que estabelecem padrões de serviço e fiscalização. A regulação garante que as tarifas cobradas estejam alinhadas aos investimentos realizados e que os serviços prestados sigam padrões de qualidade. Portanto, todos esses aspectos precisam ser analisados para que não haja dúvida em relação ao maior investimento que Rondônia terá, nos próximos anos, o que certamente se refletirá em nossa economia.

PONTE SOBRE O RIO ARARAS

O Governo Federal tem diversas obras em andamento por todo o Estado de Rondônia, e a ponte sobre o Rio Araras, localizada na BR-425, é uma delas. Após um período de paralisação, obtive o apoio do Ministério dos Transportes para garantir a liberação de recursos e a sua retomada.

Agora, a ponte está finalizada, atendendo Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Mais que uma simples conexão geográfica, ela representa a união de esforços para alcançar novos horizontes e fortalecer a infraestrutura regional.

PONTE DO RIO JARU

Visitei as obras da ponte sobre o Rio Jaru, na BR-364, ao lado do superintendente do DNIT em Rondônia, André Santos. Esta é uma obra do Governo Federal de alta relevância para o desenvolvimento do estado.

Desejo a todos uma nova semana, plena de alegria e realizações.

O meu abraço.

CONFÚCIO MOURA
Senador pelo MDB-RO

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