Para o parlamentar, a tecnologia do novo aplicativo do Ministério da Saúde pode ser potencializada com a oferta deste serviço
O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou à Mesa Diretora do Senado a Indicação nº 29/2024 para que o Poder Executivo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, adote medidas que incluam, nos aplicativos do Meu SUS Digital, tecnologias de notificação eletrônica (push notifications) destinadas a enviar aos usuários alertas sobre as campanhas de vacinação e revacinação.
De acordo com o senador rondoniense, o Ministério da Saúde tem alardeado que o Meu SUS Digital – antigo “Conecte SUS” – é uma solução inovadora de Saúde Digital que visa a facilitar o acesso às informações em saúde, promovendo a continuidade do cuidado, a transparência e a segurança dos dados.
Sendo assim, segundo o senador, o aplicativo deve proporcionar que o usuário possa acompanhar seu histórico clínico e consultar dados de vacinação, resultados de exames, medicações e posição na fila de transplantes, além de emitir documentos como a Carteira de Vacinação Digital, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), entre outros serviços que são oferecidos pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), cujas informações serão recebidas e enviadas de forma segura, íntegra e auditável.
“Diante da abrangência desse aplicativo, entendemos que ele pode se tornar também um recurso de inestimável valor na divulgação de informações e orientações de saúde”, explicou o senador.
Considerando que a queda na cobertura vacinal dos imunizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), segundo ele, continua a ser uma grave questão de saúde pública nacional. “Em grande medida, isso ocorre em função da desinformação e desconhecimento de usuários que acabam deixando de levar seus filhos para vacinar”, afirma Confúcio Moura.
Confúcio Moura disse que a sugestão é para que sejam utilizadas mensagens às pessoas cadastradas acerca das campanhas de vacinação e revacinação e de sua importância, nos moldes como hoje funcionam alguns aplicativos de relevância pública, entre os quais os pertencentes aos órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil, que enviam à população notificações sobre riscos de desastres meteorológicos.
Deixe seu comentário