Eu recebi, hoje, a deputada estadual Taíssa Sousa que está muito preocupada com a política habitacional da cidade de Guajará-Mirim. Ela procurou o nosso gabinete para se inteirar sobre o período correto de cadastramento do município, e quer fazer essa intermediação para construir casas populares. Outro assunto tratado foi a questão política. Ela disse que está ainda indefinida quanto ao futuro na política. Conversamos bastante, eu ouvi mais e dei breves orientações. Mas ela é muito inteligente e vai saber se guiar muito bem.
O Luizinho Goebel é um dos deputados mais experientes de Rondônia com cinco mandatos consecutivos. Ele me ajudou muito quando fui governador e está também naquela encruzilhada da vida, ainda está indefinido quanto a sua questão partidária futuro. Com essas alianças e essas restrições eleitorais, hoje em dia, os deputados têm que pensar estrategicamente onde ir para conseguir uma reeleição mais segura. Foi uma conversa muito agradável e enriquecedora.
O Presidente da Telebrás, Frederic Figueiredo, esteve hoje comigo. Gostei muito da gentileza dele de vir aqui dar explicações sobre a retomada da Telebras, que não será mais privatizada, para ela conseguir crescer e ser acreditada na área de telecomunicações do Brasil, principalmente no Norte, no uso de satélites, de fibra ótica e data center. Eles têm uma grande data center no aeroporto de Brasília, subutilizado, que tem uma capacidade imensa de abrigar dados seguros de comunicação.
A Agência Nacional de Mineração tem uma competência extraordinária no Brasil, cuida de barragens, cuida de licença de pesquisa, de operação de minas, é uma pujança extraordinária. Hoje, estive lá, conversei com os diretores Caio Mário e o Dr. Guilherme. A ANM está vivendo um momento muito difícil, com a falta de quadro pessoal, com o contingenciamento de recursos e acesso ao sistema de arrecadação ineficiente. Ela pode e tem um potencial gigante de gerar riqueza para o Brasil. Nós precisamos aparelhá-la. Esse é o trabalho que eu quero fazer para colaborar com o Brasil, melhorando a estrutura de funcionamento dessa agência.
Antônio Medeiros é um militante pela emancipação do Distrito de Extrema, município de Porto Velho. Ele veio a Brasília justamente pedir apoio dos parlamentares para uma proposta de Emenda Constitucional e um Projeto de lei Complementar, que abre a possibilidade de emancipação de distritos grandes do Brasil.
Nós vamos analisar, conversar na Casa Civil para ver se o ambiente de aumento de despesas públicas com criação de municípios está na agenda do presidente Lula. Então, eu não dei nenhuma resposta nem sim nem não, porque eu preciso consultar o Palácio do Planalto.
Conversamos também sobre telefonia móvel lá do Distrito. As empresas atuais não têm interesse em levar telefonia celular para a distrito por causa da pouca quantidade de usuários e não compensar os investimentos feitos, mas isso, mais cedo ou mais tarde tem que ser resolvido e é um trabalho que eu venho fazendo desde o tempo que eu era governador, onde eu concedi incentivos fiscais para essas empresas e nenhuma demonstrou interesse.
O diretor técnico do Sebrae Rondônia, Alessandro Macedo, está preocupado com a questão dos voos para a região norte, principalmente com a COP30 em Belém (2025) de como é que vai acontecer o movimento de ida e retorno de pessoas para Belém se não há voos. Hoje os voos passam por Brasília ou São Paulo para ir a Belém, então é muito dispendioso. Ele sugeriu alternativas de criar liberdade de voos internacionais na Amazônia com pousos, com pernas de pouso na região norte brasileira, principalmente para a Amazônia, uma abertura de possibilidades de mercado.
O desembargador Gilberto Barbosa, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e doutora Silvana estiveram comigo nesta quinta-feira (22). Foi mais uma conversa sobre o estado. Ele é um apoiador das organizações não governamentais que cuidam do terceiro setor. Ele pediu mais apoio para essas entidades do estado de Rondônia.
O deputado Cironi Deiró esteve comigo hoje cedo, ele está preocupado com uma unidade de saúde no bairro Cristo Rei, na cidade de Vilhena. Nós prontificamos a ajudá-lo na próxima oportunidade de recursos que tivermos. Vilhena é a terceira ou quarta cidade do estado de Rondônia que merece todo o apoio do nosso gabinete.
Deixe seu comentário