Rondônia teve cinco mandatos de governadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), lembrou hoje, em entrevista, o senador Confúcio Moura, ao analisar o papel do partido na atual conjuntura política nacional. Segundo ele, com o aglomerado de novos partidos, alguns frutos da fusão partidária prevista em lei, o MDB busca novo espaço e deve adotar novo discurso.
Para o senador, o MDB é ponto de equilíbrio necessário ao País devido à sua forte tradição e nesse aspecto busca a reorganização. “O MDB não é extrema direita nem extrema esquerda, é de centro, podendo caminhar um tanto a cada lado e ser o ponto de equilíbrio que tanto a gente precisa”, assinalou.
Conforme analisou, a reorganização implica também os cargos que detém no governo federal: três ministérios (Cidades, Planejamento e Transportes). “Somos governo, e precisamos dar o nosso apoio porque estamos no governo federal.”
Lembrou o senador que em abril o MDB possuía 2,077 milhões de filiados, sendo o maior do País, e atualmente se destaca na política municipalista brasileira. “O MDB é o maior partido do Brasil, e embora não tenha a maioria dos deputados federais, possui a maioria dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Um dos “atos de grandeza” vistos por Confúcio Moura foi o debate e o encaminhamento do Orçamento Geral da União para 2023, quando ele foi designado relator setorial da saúde e, nas negociações com outro senador emedebista (Marcelo Castro-PI) conseguiu tirar o DNIT da lona em Rondônia, aprovando R$ 400 milhões para a reconstrução de trechos críticos na BR-364 e outras obras na BR-429.
Confúcio também aponta os arquivos históricos do TSE: “O MDB (por um período PMDB) foi a sigla dos ex-presidentes da república Tancredo Neves, José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.”
Acrescentou: “Também apoiamos os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e hoje voltamos a posição de destaque no novo governo Lula.”
Mesmo assim, o representante de Rondônia explica aos que ainda não compreenderam o papel dele na história política nacional: “Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, o MDB apresentou alinhamento de 90% com ele nas votações da Câmara, conforme dados até junho de 2021.”
Deixe seu comentário