O senador Confúcio moura (MDB-RO) destacou em pronunciamento nesta segunda-feira, 29, em Sessão Legislativa Ordinária do Senado Federal, a importância da prática esportiva escolar na formação da personalidade dos alunos. Segundo ele, o desporto escolar é um instrumento de transformação da vida de milhares de estudantes, promovendo e incentivando aqueles com tendência a ser atletas. As competições escolares, por sua vez, produzem inúmeros benefícios físicos e mentais.
Ao utilizar a palavra, Confúcio Moura, lembrou que no dia 25 de maio é celebrado o Dia Nacional do Desporto Escolar e destacou que os eventos esportivos escolares, tais como os Jogos Brasileiros, proporcionam, além das experiências na prática do esporte, oportunidades com a saída do seu estado de origem para as competições em outras unidades da federação.
A movimentação e a integração das práticas esportivas, nas escolas, de acordo com o senador rondoniense, criam um ambiente saudável, principalmente agora, depois de crises psicológicas dos alunos e do aumento da violência nas escolas. “Eu acredito que a prática esportiva, que o esporte estabelece disciplina. Onde tem o esporte – o vôlei, o futebol, o futsal – tem sempre um juiz, tem sempre um apito e ali se estabelece um limite, uma regra. Existem regras a cumprir”, ressaltou.
Para Confúcio Moura, a prática esportiva escolar é muito importante na formação da personalidade dos alunos. Para ele, além do entrosamento, de saudáveis e inesquecíveis amizades feitas nas quadras, nos grupos de jogos, os estudantes jamais esquecem estas relações. “Isso é muito importante para a educação. Não só devemos abordar com crítica as escolas, muitas vezes falando do déficit e da má qualidade educacional. Disso, realmente, todos nós sabemos, mas, através das práticas esportivas, a gente leva um novo alento à sala de aula”, disse o senador.
Ao finalizar, Confúcio Moura saudou todos os professores de Educação Física e todos aqueles que se preocupam com a organização dos jogos escolares no Brasil.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Deixe seu comentário