Pela manhã recebi o senador Blairo Maggi e o diretor presidente do Grupo Amaggi, Waldemir Loto. Eles vieram pessoalmente me fazer o convite para a solenidade de inauguração do Terminal Portuário Amaggi, em Porto Velho, que acontecerá será no dia 22 de junho. É mais uma boa notícia para o incremento da economia do Estado. Com a inauguração deste terminal privado, outras empresas serão atraídas para o local e consequentemente proporcionará a geração de centenas de empregos diretos e indiretos. O acesso ao porto foi outro assunto também tratado na reunião. Determinei o início dos levantamentos de dadas para a definição do novo traçado para a estrada de acesso ao terminal. As obras iniciarão assim que forem concluídos e aprovados os estudos ambientais do trecho a ser afetado. Ao lado do porto privado teremos também um complexo portuário público.
Também no período da manhã participei da abertura da 3ª Oficina de Revisão do Plano Estratégico do Estado. É a instância onde se planeja as prioridades do Governo. Ali os projetos são analisados e as suas execuções são definidas. O anfitrião desta oficina foi o secretário George Braga, da Sepog, mas uma grande contribuição veio do conselheiro Benedito Alves, do Tribunal de Contas. Benedito levou o apoio com seu exemplo próprio de superação aos participantes, que são servidores, técnicos, secretários de Estado e dirigentes dos órgãos do Governo. Durante horas as atenções foram voltadas para decisões prioritárias ao desenvolvimento do Estado. Durante o evento fui surpreendido com bolo e parabéns, por conta do meu aniversário, que ocorreu no sábado. Agradeço a todos pela lembrança. Valeu, muito obrigado.
Escolas Sinalizadas
Hoje ainda firmamos um convênio com a Prefeitura de Porto Velho para implantar um Plano de Sinalização de Trânsito no entorno das escolas da capital – O projeto é direcionado para reduzir os acidentes e fortalecer a cultura da paz nas ruas. A economia de vidas é o fator motivador desta iniciativa. O plano custará em torno de cinco milhões e meio de reais, que serão investidos em faixas de pedestres, faixas elevadas e semáforos modernos com botoeiras (equipamentos que permitem ao pedestre atravessar a rua com mais segurança). Os recursos são oriundos do Governo do Estado e será executado pela Prefeitura Municipal de Porto Velho.
Na parte da tarde iniciamos a entrega de equipamentos de computadores e aparelhos condicionadores de ar aos municípios do Estado. Os equipamentos fazem parte do programa do Sistema Nacional de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Todos os 52 municípios do Estado receberão os kits de informática. Com esse dispositivo, um técnico pode iniciar a programação de vacinação em uma cidade e terminar em outra, porque todos os dados estarão integrados. Isso tudo é muito importante, porque aumenta a eficácia da vacinação e os dados do cidadão serão mantidos no cadastro do Ministério da Saúde para onde ele for.
Nos próximos dias iniciaremos o treinamento dos profissionais que atuarão no lançamento das informações ao sistema. Quero o empenho de todos nas campanhas de vacinação.