Em um momento em que o mundo vive uma crise do capitalismo e a economia brasileira caminha a passos curtos, Rondônia cresce três vezes mais que a média nacional. E o estímulo às agroindústrias é um dos instrumentos usados pelo Governo de Rondônia para o combate às desigualdades sociais e o fomento ao empreendedorismo no campo.
As chamadas agroindústrias, em sua grande parte geridas por famílias que tocam seu próprio negócio, são um modelo que comprovadamente diminui a desigualdade entre pobres e ricos. Por isso, e também para aumentar a renda no campo, em Rondônia já credenciamos cerca de 400 indústrias de pequeno porte em quase todos os municípios. Nossa meta é fechar o ano com a certificação de pelo menos outras 800 agroindústrias.
Certificação
Com o certificado em mãos, os produtores têm a tranquilidade da legalização de seus produtos e os consumidores a segurança da qualidade e da higiene, garantidos pelas inspeções da Seagri e os selos de controle de qualidade emitidos pela Idaron, Emater e Vigilância Sanitária.
Em minhas andanças pelo estado e no contato direito com os produtores rurais tenho notado que eles estão satisfeitos com este programa. Seus produtos têm venda garantida em seus respectivos comércios e também podem ser comercializados para as escolas públicas. Na última Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, foi com satisfação que vi um pavilhão repleto de agroindústrias rondonienses. Fiz questão de visitar cada uma e fiquei muito feliz com este milagre da transformação. Da semente ao fruto, Rondônia é exemplo de empreendedorismo no campo.
Até a próxima pessoal.
Quero continuar interagindo com vocês. Participe do nosso blog.
Deixe seu comentário