Implantação do Centro Integrado de Comando e Controle em Porto Velho, emendas parlamentares e o programa Rondônia Mais Segura foram alguns dos assuntos tratados na audiência entre o senador Confúcio Moura (MDB) e o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), coronel José Hélio Pachá, na quinta-feira (04), em Brasília.
Falaram ainda sobre o Centro IML Pericial de Ariquemes, que vai precisar de investimentos, e sobre vídeo monitoramento no Estado, além de outros itens relativos a segurança pública. O senador se colocou à disposição para ajudar o estado no que for necessário. Mas explicou a necessidade de o Governo apontar sugestões para que ele possa direcionar as ações no mandato.
Com relação a criação do Centro Integrado de Comando e Controle, o coronel Pachá defendeu a necessidade de sua implantação em Rondônia. Segundo ele, estados que não sediaram os jogos da Copa do Mundo e os jogos olímpicos também seriam contemplados com essa estrutura de salas, com acompanhamento de videomonitoramento interligado ao centro integrado em Brasília.
De acordo com o secretário, havia uma previsão de repasse de recursos para a implantação de Centros Integrados de Comando e Controle em outros estados, mas ele disse ter sido informado pela Secretaria de Integração que não há mais essa previsão a curto prazo. “Então a gente fica dependendo de emenda parlamentar impositiva. Buscamos apoio para que a gente possa ter essa emenda nos próximos anos, e poder colocar Rondônia no patamar de tecnologia e integração com os demais estados.
O senador argumentou a importância do programa Rondônia Mais Segura, que, para ele, é inovador no Brasil, mas está apenas no papel. “Se o governo tivesse a ousadia de implantar gradativamente. Escolher Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, enfim, as grandes cidades, aí sim, a gente daria um extraordinário avanço, principalmente nas regiões com incidência de crime, como a região do Vale do Jamari e a cidade de Porto Velho”, enfatizou o senador.
O secretário da Sesdec disse que estava devendo uma visita ao senador Confúcio, se colocou à disposição, falou como encontrou a Sesdec, ao assumir o cargo, o que está fazendo e o que pretende implementar na segurança pública. Ao finalizar, pediu apoio dentro do possível para ajudar o estado na destinação de recursos orçamentários. Também participaram da reunião a superintendente da Sibra, Leandra Dal Bello, e o capitão da Polícia Militar de Rondônia, Igor Mayane Justino, que hoje está à disposição da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Deixe seu comentário