Senador Confúcio Moura foi um dos parlamentares que se comprometeu ajudar a fortalecer categoria
“As Guardas Municipais estão precisando de mais autonomia”, afirmou o senador Confúcio Moura (MDB) durante o 11º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Púbica, que aconteceu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, (29), em Brasília. O evento foi idealizado pela Organização Não Governamental (ONG), SOS Segurança da Vida.
Para o senador, as guardas municipais estão bem organizadas no Brasil e veem prestando serviços relevantes à sociedade, no entanto, necessita de mais apoio. “Elas ficam muito expostas, fardadas na rua e as vezes, desarmada, corre risco. Não pode prender ninguém, tem que autuar e chamar a Polícia Militar”, observou Confúcio Moura ao explicar a importância de se organizarem, para reivindicar melhorias e mais direitos.
A guarda municipal de Ariquemes, Rosilene Santos, contou que em Rondônia, somente a cidade de Ariquemes possui uma guarda municipal, e que ela foi implantada pelo senador Confúcio Moura quando foi prefeito. Neste evento, eles participaram como destaque de práticas inovadoras em Rondônia. Rosilene explicou que a 15ª Marcha Azul Marinho e o 11º Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública, foram debatidos exaustivamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 006/2019. “Nós estamos buscando uma ementa para incluir as guardas municipais na aposentadoria especial policial nessa PEC”.
O prefeito de Ariquemes, Thiago Flores (PSL) fez reconhecimento público à gestão do Confúcio Moura como prefeito, por ter tido a ideia pioneira e de vanguarda de criar no município a primeira, e até então, a única guarda municipal de Rondônia. “Entendo que a guarda municipal é parte importante dentro do sistema de segurança pública do estado e do município. E o prefeito tem como colaborar com a segurança, através da guarda municipal. Eu como prefeito, investi em equipamentos e veículos e estou fortalecendo nossa Guarda”, pontuou o prefeito.
Deixe seu comentário