Surgem dados alarmantes. O vírus da zika pode provocar em adultos doença neurológica grave. Os estudos avançam, mas, a ameaça existe e é apavorante. No feto a relação zika e microcefalia é sugestiva. O que por si só já ameaça até o natural crescimento da população. Acredito que as mulheres jovens vão adiar a gravidez. Teremos aí pra frente em branco de nascimentos. Talvez de até 5 anos, lá na frente, teremos jovens com 25 anos e outra safra de juventude com 20 ou 15 anos. Sugere que as escolas de ensino médio terão salas vazias. Até mesmo,nas Forças Armadas, teremos um período sem recrutas.
No adulto, eu já vinha me indagando, por que no feto provoca microcefalia e no adulto somente uma febre branda e que muitas vezes passa sem nenhum sintoma? Agora, médicos tem apresentado casos clínicos, que podem ser relacionados com o vírus da zika: a encefalite, encefalomielite e a Síndrome de Guillain-Barré (SGB).
A SGB inicia com fraqueza nas pernas, dormência, que vai subindo e subindo, podendo paralisar até os movimentos das pálpebras. O doente vai para a UTI e necessita de ventilação artificial (tubos na traqueia e ventilação com aparelhos). O estrago é grande. Agora, mais do que nunca, é que teremos que matar o mosquito, acabar com os depósitos de águas paradas com capricho. Não vamos esperar a doença alastrar mais no Brasil e é muito bom que cada um que venha ler este post fique com medo mesmo. Porque é preciso ter medo para agir e vencer o mosquito.
Deixe seu comentário