(autor – Antônio Deusemínio, agroecologista de nascimento). Ele fica ali, na Fazendinha, entre Ouro Preto e Ji-Paraná. Eu pedi pra ele me enviar uma receita para uma boa cova para plantio de uma muda de frutífera. Por sinal, Deusemínio, não gosta de usar a palavra COVA, ele prefere dizer BERÇO. Porque é no berço que se coloca a criança para dormir e crescer. Assim também é a “muda” de uma planta que se quer plantar para crescer vigorosa. Deusemínio é o cara. Veja aí, a resposta que ele me mandou por email e eu não poderia ficar com esta resposta somente para mim. Quero compartilhá-la com todos vocês. Bom proveito no seu BERÇO.
“Que legal, que privilégio para mim, receber uma solicitação de um Governador de Estado para implantar fruteiras. Tenho lutado muito para fazer as pessoas entenderem que o grande problema da agricultura está no ato do plantio, continuam na idéia de abrirem COVAS, e essas devem ser destinadas aos defuntos. Para pensarmos em vidas precisamos de BERÇOS, e esses devem ser grandes, abertos com enxadão, nunca com a BOCA DE LOBO, essa faz a parede do solo ficar vidrada, dificultando a penetração das raízes.
Então, vamos ao passo a passo;
Tudo muito simples, primeiro fazemos a marcação, dependendo das mudas, podemos abrir com 40x40x40, ou um pouco maior, nunca menor. Depois com uma enxada fazemos a retirada da camada superficial do solo, até 20 cm, e o restante retiramos com o enxadão e jogamos fora, o subsolo. Com a enxada devolvemos aquele solo retirado anteriormente da camada superficial e depositamos no fundo do berço. O ideal seria colocar uns 5,0 kgs de compostagem orgânica, ou esterco curtido, ou mesmo terra preta da floresta. Feito isso podemos pisar um pouco para acamar bem o material. Molhar e deixar repousar uns 5 dias, para depois plantar, aí sim, podemos usar a BOCA DE LOBO. É recomendável fazermos cobertura com folhas secas, ou outras palhas, evitando assim o ressecamento e o aquecimento do material, que podem causar a morte das mudas, ainda em processo de enraizamento.
E o composto orgânico , como nós falamos outro dia na Fazendinha, é o acúmulo de restos vegetais e animais, com água e soro de leite, revolvendo a cada 15 dias, para facilitar o processo de fermentação biológica.
Valeu, meu amigo. Vou dizer agora a meus amigos que passei orientações técnicas ao Governador de Rondônia, via email.
Show de bola, boa sorte nos plantios, precisando de mim, sabe onde me encontrar.
Sábado fomos ao ar pela BAND, programa Sábado Animal, com Richard Ramussem. Quando puder dê uma olhada, falamos bem de Rondônia.
Grande abraço,
DE– USEMÍNIO”
Deixe seu comentário