RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Home / Blog do Confúcio / RECUPERAÇÃO DE NASCENTES

Pode-se dar qualquer nome ao programa de recuperação de nascentes. Pode ser Brotos d’Água, Plantando Águas, Olhos d’Água, Minha Mina Outra Vez, Água Que Te Quero Tanto, Água Viva. Rondônia tem muita água. Mas, tem região que falta água. Tem assentamento que não tem água. Tem igarapé que secou. Tem comunidade ribeirinha que não tem água para beber. Tem rio que seca na estiagem. Tem centenas de tanques feitos nas pastagens,  com água suja e quente. Mexeu na mata. Desmatou onde era a nascente. Onde se tomava banho. Onde se puxava água para beber. Onde se pescava lambari. E tudo secou. E o que foi feito mal feito, agora, deve ser recuperado. Porque o homem é bicho difícil de se tratar. 

nascente.pedrodiesel
nascente2

Quero que a SEDAM pense nisto. E criar um programa pra valer. Em parceria com municipios, escolas, associações, Emater, Ministério Público, Instituto Federal de Educação, Instituto Abaitará, Escolas Família Agrícola (EFAS), produtores rurais,  todas, para um grande programa rondoniense, que vou chamar aqui, de PLANTANDO ÁGUAS, copiando  da Hidrelétrica de Itaipu, que visitei e gostei, para recuperação de nascentes, de riachos, rios que estão morrendo. Se você quer seu rio como sempre foi, plante água em toda a sua bacia. nascente3

Quero que a SEDAM e EMATER convidem Pedro Disel ou Diesel em Cascável no Paraná, que é um agricultor, que aprendeu sozinho a recuperar nascentes e dá curso em todo lugar. É bom que o chame para ensinar o trabalho. Um método a ser seguido. E depois que ele dê uma aula no Instituto Abaitará e reúna uma turma de cada EFA no Centro de Treinamento da Emater, para alunos e que este programa seja para valer. Que se faça nos dias de campo, e que se demonstre nas Feiras Agropecuárias, na Rondônia Rural Show, que vire mania rondoniense de se recuperar as nossas nascentes. E que as propriedades tenham água para os homens e para os animais. PLANTE ÁGUA. E crie um prêmio rondoniense por município, aquele que recuperar mais nascentes. 

 

Ninguém poderia imaginar que em Rondônia precisasse recuperar suas nascentes. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.