MODERNIZAÇÃO DO ESTADO (Capítulo terceiro)

Home / Blog do Confúcio / MODERNIZAÇÃO DO ESTADO (Capítulo terceiro)

A gestão voltada para resultados.

O tema é por natureza vasto, mas pode ser resumido simplesmente, como o serviço produzido pelo Estado de tal forma que as pessoas sintam satisfeitas.       Porque o Estado foi feito justamente para servir às pessoas.??????????????????? E aos poucos ele foi perdendo este sentimento de compromisso com o cidadão. E cada vez foi se distanciado. Perdendo a sensibilidade, as emoções e passou a ver o povo simplesmente como uma paisagem, ou mesmo um peso em suas vidas.

Como se diz, o Estado foi endurecendo o seu coração. E passou a “viver” como se tivesse na lua. Tão distante. Tão inatingível.  E agora, justamente agora, que a população bem informada, todo mundo antenado com celulares, computadores, reportagens, notícias diversas, instantâneas, facebook e outros. gestaoresultados2Tudo revela a situação de distanciamento do Estado do seu povo. E aí vem o conflito. Vem a briga. Vem a intolerância. E as reportagens diárias que mostram as fragilidades do Estado brasileiro.

Porque o cidadão faz a sua parte. Ele paga o imposto. O Estado não tem dinheiro. O Estado, pode-se dizer que ele não existe. Só existe com o recurso que vem de cada um. Todo mundo põe a moedinha no cofre do Estado. Justamente, para que ele (Estado) cuide das pessoas.

O que temos que fazer, como Governador, Prefeito ou Presidente é este choque de realidade atual. A gente colocar o servidor público no divã. Fazer uma verdadeira sessão de psicanálise, muitas e seguidas, até que a pessoa volte ao chão da vida para ligar-se ao outro.  Para isto, muitas vezes, precisamos de consultorias, que são caras, para a modernização do Estado. gestaoresultados Neste quesito, que é a gestão voltada para os bons resultados. Mas, o que peço todo dia, e procuro dar poder a SEARH (Superintendência de Administração) para que ocupe este lugar. Muitas vezes, buscando aqui mesmo, em nosso meio, nos poderes estaduais, em técnicos treinados e antigos que sabem muito, para que possam, no chão da fábrica,  fazer estas capacitações e melhorias dos processos. De forma que os processos sejam curtos, fáceis, simples, pulos rápidos e entendidos para que a população seja melhor atendida. Este é o verdadeiro objetivo da gestão voltada para resultados. Dentro deste conceito entram dezenas de componentes como o desempenho das atividades e as compensações necessárias.                                                                               

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.