INCONSTITUCIONALMENTE FALANDO

Home / Blog do Confúcio / INCONSTITUCIONALMENTE FALANDO

Veja aí o título deste artigo: inconstitucionalmente. É isto, nada que possa ferir à Constituição Federal, que é a nossa maior lei. No Correio Braziliense do dia  11 de novembro passado, a Deputada Celina Leão, Presidente da Câmara Distrital de Brasília, pediu aos colegas: “Chega de polêmica”! Segundo ela, a ideia é a de evitar o desgaste registrado no fim do primeiro semestre, quando a Câmara aprovou projetos inconstitucionais, como o Estatuto da Família. O tema virou alvo de críticas e teve repercussão nacional. constituição

Quando fui Deputado Federal o filtro dos projetos era feito pela Comissão de Constituição e Justiça, onde a equipe técnica observava alguns pontos: – a técnica legislativa, vícios de  redação do texto e a constitucionalidade ou não. Quaisquer destes itens que não estivessem adequados, o projeto de lei era arquivado automaticamente. Creio que o rito deve ser o mesmo até hoje.

O veto de leis por inconstitucionalidades,  não deixa de ser desgastante para prefeitos e governadores. Além do mais, um menosprezo pela Constituição. Sem ela seria uma terra de ninguém legislativa no Brasil inteiro e no mundo também. As constituições estabelecem princípios rígidos. Eu percebi a preocupação da Deputada Celina Leão, que conheço e é goiana (minha conterrânea) com as leis que ferem princípios magnos e o desgaste consequente dos seus colegas deputados distritais. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.