A grande riqueza na agricultura familiar

Home / Conversa Aberta / A grande riqueza na agricultura familiar
A grande riqueza na agricultura familiar

Tenho falado para os novos prefeitos sobre a necessidade de geração de riqueza nos seus municípios.  O que digo, sei que, nem sempre o novo prefeito entende e tem coragem de fazer, que é o de ser o grande líder da virada.

Rodar o município e mobilizar gente que possa ajudá-lo para mover o grande moinho da riqueza que todo município tem. Algumas delas ainda não exploradas. Quando falo de riqueza, o camarada pode ficar pensando em coisa grande, em lojas, indústrias, shopping e mais e mais de tecnologia de ponta.

A riqueza de que falo, é o aumento da produção de comida, das mais variadas formas e escolhas. E coloque na cabeça – a nossa grande indústria é a roça. Nenhum Estado brasileiro tem uma agricultura familiar tão grande, vasta e intensa como Rondônia. Infelizmente, ainda, com baixos níveis de tecnologia e produtividade.  E é por isto que preciso do prefeito extraordinário, singular, que possa puxar este potencial do campo, da nossa atual realidade para outro nível de produção diversa e produtiva. 

Banana, inhame, batata doce, verduras , legumes , pequenos animais, pastagens rotacionadas, irrigadas, adunadas e com vacas selecionadas para aumento da produção do leite, café e frutíferas. O campo é vasto. E a criatividade não tem limites.  Nada de ficar fazendo as coisas sem orientação de um técnico especializado. Este tempo já passou. E colocar na cabeça que tudo na vida é difícil, mas, dá para aprender certo e ganhar dinheiro.

A riqueza de RONDÔNIA deve iniciar pela terra e ela moverá a cidade.  Cada município tem o seu talento e a sua vocação e cabe ao prefeito movimentar o povo e ser o agente da transformação, passar de produtor de pobreza para produtor de riqueza.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.