Direitos Humanos, dragagem do Madeira, duplicação da BR 364, saúde e Medicina em Ariquemes

Direitos Humanos, dragagem do Madeira, duplicação da BR 364, saúde e Medicina em Ariquemes

CONFÚCIO MOURA
Senador pelo MDB-RO. Presidente da Comissão de Infraestrutura

Falei com pessoas importantes nesta semana. Recebi em meu gabinete o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, que me pediu um conjunto de emendas individuais e algumas alterações nas metas do Anexo III da LDO, contemplando dessa forma adolescentes e idosos.

Estou feliz com a ordem de serviço do Ministério de Portos para dragagem de rios na Amazônia. Nossa Hidrovia do Madeira será beneficiada com obras pontuais no atual período de seca. O que todos querem é a trafegabilidade fluvial o ano todo.

Duplicação da BR-364: estou alerta e, após a aprovação do processo de concessão pelo Tribunal de Contas da União, pedi ao ministro Renan Filho a reunião que acontecerá em Brasília entre ele, a bancada federal e prefeitos de Rondônia. Do apoio político não se deve prescindir.

A transparência também exige que seja assim, pois precisamos obter detalhes pormenorizados do atual modelo de concessão formulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

Recebi a visita do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Elias Monteiro, e equipe técnica. Querem consignar na LDO orientação e meta mais ousadas para atender os quase 700 campi existentes dos institutos federais no Brasil.

Aqui também estiveram: a presidente da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), Vera Lúcia Travain Bianchini, e gestores daquela instituição. São eles que fazem funcionar muito bem o prédio do Hospital São Daniel Comboni, cedido ao governo estadual para funcionar o HEURO.

Contaram-me que têm projeto para assumir toda a área e almejam também uma organização de credenciamento da parte que eles trabalham: o tratamento do câncer.

Da reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marília Pimentel e da diretora do Campus de Ariquemes, professora Márcia Ângela recebi o pleito pelo curso de medicina em Ariquemes e a criação e funcionamento do Hospital Regional em Porto Velho ou em Ariquemes mesmo. Todos foram encaminhados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Educação.

O prefeito de Colorado do Oeste, José Ribamar, veio pedir-me recursos para a saúde em média e alta complexidade.

Na Comissão de Educação aprovaram meu relatório do Projeto de Lei nº 6.049/2019, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que altera a Lei nº 7.395, de 31 de outubro de 1985. A vida estudantil fica melhor com o bom funcionamento de órgãos de representação de nível superior; normas de verificação do rendimento e controle de frequência daqueles que exercem ou se candidatem a funções em órgãos de representação estudantil.

Durante a leitura do relatório que aprovou a proposição.

Com alegria, desejo-lhe um final de semana feliz.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.