AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Home / Blog do Confúcio / AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Tenho tio  Custódio (Totó), primo Custódio,  outra Custodiana, e agora “audiência de custódia”. Só tem que a palavra custódia não tem nada com meus parentes. O significado dela aqui vem de termos judiciais – ato de guardar alguém em algum lugar, prender, deter, proteger. Pois é, aprendi mais esta. E dias atrás veio a Rondônia o Ministo Lewandowski, Presidente do Supremo Tribunal Federal, para lançar aqui um novo modelo de trabalho para a justiça e todas demais instituições relacionadas com os processos criminas.  audiencia-custodia1

A “audiência de custódia”, é uma inovação de benefícios imediatos, posso dizer um revolução do bem, que visa a não manter preso por muito tempo, qualquer cidadão sem ter sido ouvido pelo juiz nenhuma vez. Porque de repente, muito mais que de repente, o cidadão permanece na cadeia por delito de baixo poder ofensivo, até l ano, e noutros casos, pode ser inocente. E tudo isto é um crime enorme do Estado. E injusto.

Com o novo modelo, trazido pelo Excelentíssimo Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Levandowski, o preso em flagrante deve ser  apresentado  ao juiz em até 24 h. Isto é simplesmente extraordinário. Aderi. E o Estado de Rondônia, que tem média de presos provisórios bem abaixo do país, mesmo assim, será beneficiado e evitará encarceramento desnecessário. Reduzirá a superlotação carcerária que é desumano. E economia para o Estado, uma vez que um preso custa 3 mil reais por mês.

Agora, é trabalhar.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.