Assistência técnica e extensão rural

Home / Conversa Aberta / Assistência técnica e extensão rural

Tenho postado no Facebook vídeos, que alerto a todos, para um trabalho de aumento real da nossa riqueza. Ora peixe, café, cacau, leite, enfim, tudo que está a nosso alcance de fazer bem feito. E não vejo outra maneira para sermos eficientes e produtivos, que não seja, pela real peregrinação dentro das propriedades rurais, com a assistência técnica, com  foco na agricultura familiar. images (20)

Desde 1987,  que observo o INCRA experimentando,  vários modelos de assistência técnica ao homem do campo. E até hoje, não encontrou o modelo ideal.  De tudo já tentou. Com certeza, há vasta literatura sobre este tema tão apaixonante. Eu creio, que tem esbarrado na falta de dinheiro, para honrar os compromissos com a folha de salário. E não no modelo. Que é o por demais conhecido: o técnico preparado ensinando a fazer melhor. 

Aqui em Rondônia, não se pode negar a importância da EMATER. Mas, de agora em diante, uma análise real deve ser feita:

Qual é o seu limite?

Quantos agricultores ela tem capacidade de assistir efetivamente?

E quais os comunidades e distritos que pode assumir e fazer um trabalho bem feito?

Diluir o pessoal no Estado inteiro, termina que não adoça a boca de ninguém. Como uma colher de açúcar numa xícara de água, num copo ou num balde. Enfim, é isto, quem quer fazer tudo, termina que nao consegue fazer. 

Concluída  esta etapa, de real análise da situação, aí sim, é partir para todas as alternativas possíveis de credenciamento de empresas, cooperativas, entidades civis, escolas e dar asas a criatividade. E não delirar, porque se tem de pagar a conta. E sempre, fazer outra pergunta:

– E como pagar? 

 Além dos fundos que já existem, como criar mais um, de maneira complementar a EMATER-RO, para aumentar a cobertura da assistência técnica no Estado?  E que modelos tecnologicos poderão ser incorporados? Como também o papel das mídias em rede de Internet e as comunicações, que tenham alguma comprovação para se poder trabalhar?

O que precisamos é de aumento de produtividade na agricultura familiar, para aumento da riqueza. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não pode ser publicado.