- Recebi pela manhã o prefeito de Vale do Anari, Anildon Alberto, o secretário de saúde, Joaquim e o chefe de gabinete, Marcelo. Prefeitos e secretariado estão vindo nessa corrida final pelo orçamento trazendo o “rosário” das suas necessidades. O Anildon trouxe pleitos no campo das máquinas rodoviárias, justamente na área que eu não destinei emendas individuais. Vamos atendê-lo um pouquinho com as emendas de bancada. Aí nós podemos destinar uma ou duas máquinas para ele na área de agricultura.
Hoje foram aprovadas três emendas minhas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020. Na Comissão de Assuntos Econômicos, aprovamos a promoção do desenvolvimento industrial e a promoção do artesanato, e na Comissão de Ciência, Tecnologia (CCT), apoio aos projetos de inclusão digital. Na CAE, houve uma coincidência de senadores apresentarem essas emendas orçamentárias, e eu subscrevi duas que deram certo, e o relator Eduardo Braga aprovou. Fiquei satisfeito.
Mais cedo, participei da Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidencia (Conabe). Estiveram lá, o ministro da Educação, Abraham Weintraub e muitos parlamentares. Plenário cheio. É uma proposta que eu gostei muito, pelo menos o ministro Weintraub está colocando como prioridade a valorização da alfabetização das séries iniciais. Com isso, esperamos que a coisa seja pra valer, que seja séria, e de fato a alfabetização seja levada a sério, como nunca foi no Brasil. Sempre dava uma arrancada, um recuo, uma arrancada, um recuo.
A Reforma da Previdência saiu como esperada. O Plenário aprovou o texto base do Tasso Jereissati por 60 votos favoráveis e 19 contrários. Houve quatro destaques, dois foram derrubados. Ficou em dúvida um do senador Paulo Paim. Além de ele ser muito competente, fez um discurso emocionado e causou desconforto e dúvida grande no plenário. Sobre esse destaque que já está previsto na Constituição, então, amanhã a gente vai tirar essa dúvida.
Deixe seu comentário