A primeira agenda do dia foi na Telebras, com o presidente Waldemar Gonçalves. Levei a ele o pleito do prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, solicitando permissão, na forma da lei, para utilizar os Serviços de Comunicação e Multimídia – (SCM), pela utilização da Faixa de Passagem de Linha de Transmissão para reprodução e difusão de dados e multimídia, por meio do canal de fibra óptica do linhão norte. Pelo aspecto da conversa e receptividade eu senti que o presidente concorda que os estados e municípios possam participar desse grande programa em parcerias com a Telebras e o Governo Federal.
No Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entreguei ao secretário executivo, Júlio Semeghini, detalhamento do Projeto formulado pela Prefeitura Municipal de Ariquemes, para implantação e funcionamento de plataforma de Cidade Inteligente, de segurança pública sob orientação, colaboração técnica e financeira do Ministério. Dentro da programação existe uma série de ações. São muitas áreas, segurança pública é o primeiro módulo, depois virão saúde, educação, Trânsito, praças e espaços públicos inteligentes com wi-fi em alta velocidade. Acesso de internet gratuito em bairros mais pobres da cidade, ou preço bem barato. Faz parte de um sistema de projetos interligados que irão mais tarde transformar a cidade de Ariquemes numa cidade referência em tecnologia.
Ao usar a tribuna, enalteci a atuação do Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, pela condução das pautas apresentadas no Congresso Nacional e os projetos importantes aprovados em 2019. Projetos que ajudam a contribuir muito para melhorar o perfil de crescimento da nossa economia. Projetos que depois de sancionados, colocados em práticas, gradativamente, depois da regulamentação irão movimentar, abrir a economia com leis e propostas de emendas constitucionais muito importantes, como a lei de saneamento básico, do senador Tasso Jereissati, que por si só, será fantástica. A lei das terras, do senador Irajá, a lei de equilíbrio das contas públicas, do senador José Serra, a lei das telecomunicações que está sendo estudada pela senadora Daniela Ribeiro. Então, são proposições muito importantes, umas são constitucionais, propostas de emendas, e outras infraconstitucionais, de trânsito mais rápido de aprovação. Eu estou muito satisfeito. A Câmara e o Senado estão assumindo um papel de protagonista na superação da crise e dando uma expectativa boa para a iniciativa privada e para investimentos.
Leave a Reply