Recebi aqui no gabinete o Silvenio de Almeida, prefeito de Cabixi. O município fica no Vale do Guaporé. É um prefeito na fronteira de Mato Grosso e Bolívia. Ele tem muitas ideias, inclusive a criação de uma área de livre comércio com a Bolívia e com Mato Grosso. Quer uma transação aberta de fronteira, ele tem esse sonho. Ele é produtor rural, produtor de soja e milho. Toda a produção daquela região da divisa de Comodoro e Pontes e Lacerda é muito difícil de ser escoada por Mato Grosso, tem que vir pelo município de Cabixi. Fica mais perto para sair pelo porto de Porto velho. Existem uns trechos de pontes de madeira que os produtores da região já conseguiram fazer, tem uns banhados grandes e aterros que precisam ser feitos, e com isso, O Silvenio acredita que vai aumentar o movimento por Cabixi. Aliás, ele tem uma visão de logística grandiosa.
Reunião com os consultores do Senado Márcia Fortuna e Felipe Basile para tratar sobre as questões indígenas. Nós estamos estudando projetos, está no forno ainda, projeto sobre exploração mineral de terra indígenas e a exploração madeireira. Um assunto extremamente polêmico. Vamos ainda submeter a audiências públicas. Não queremos criar problemas com os índios de jeito nenhum. Só apresentaremos essa proposta se as comunidades indígenas e as Organizações Não Governamentais (Ongs) estiverem de acordo.
Fiz um pronunciamento, não estava programado pra fazer. Não estava esperando ser chamado, foi de supetão e eu nem havia me preparado mentalmente, mas falei sobre a necessidade de o Congresso Nacional assumir a função parlamentarista de chamar para si as grandes decisões, já que a base política não está consolidada. O Congresso deve crescer, especialmente um, dois ou três senadores, logicamente o presidente do Senado, e alguns líderes para tratar dos grandes temas nacionais. Aqui é o local do debate para o enfrentamento das crises. Essa é a proposta que faço aos senadores para que haja essa movimentação, já que o Congresso teve uma grande renovação.
No Incra, reunião com o presidente do órgão, João Carlos de Jesus e com o diretor de Ordenamento de Estrutura Fundiária, Humberto Maciel. Assunto: regularização dos imóveis rurais do Estado de Rondônia. O deputado Lúcio Mosquini fez a apresentação de estudos referentes ao planejamento que prevê ações e estratégias integradas ao projeto de assentamento e regularização fundiária. Audiência muito produtiva. Presente também os prefeitos de Machadinho do Oeste, Leomar patrício e de Buritis, Rony Irmãozinho.
Leave a Reply