Os conflitos agrários retardam o desenvolvimento do nosso estado. E a origem está na falta de posse legal da terra. Temos 90 mil famílias aguardando o documento definitivo de suas terras.
É gente que poderia produzir mais, com financiamento de equipamentos, por exemplo. Ao invés disto, vivem com medo de invasões.
Temos mais de 140 mandados de reintegração de posse para cumprir. E isto é risco de confronto com as forças policiais. O Estado não pode ficar com este ônus. A União tem competência para regularizar as terras. Se não puder, que delegue a tarefa para o Estado e faremos isto.
O presidente do Incra, Leonardo Goes Silva, veio a Rondônia e disse que o governo federal tem novas metas para cumprir na questão fundiária. Aproveitei para mostrar a situação de Rondônia.
Há pessoas querendo investir na agricultura, mas têm medo de ter as terras invadidas. E há famílias que precisam de terras. Fizemos uma grande mobilização com órgãos parceiros. Vamos a Brasília para apresentar sugestões para resolver este problema. Não pode ficar como está.
O professor Aleks Palitot, historiador e escritor portovelhense, tem uma biografia rica e conhecida de todos. Lançou recentemente o livro “Rondônia – Uma história”, obra voltada para quem quer conhecer melhor nosso passado.
Ele fez me fez visita no Palácio Rio Madeira e falou dos projetos pessoais e de como tem a acolhida junto à comunidade estudantil. Certamente, terá ainda mais sucesso na sua caminhada profissional e no envolvimento com as causas sociais do nosso povo.