Agenda Brasília (terça-feira, 26 de fevereiro)

Agenda Brasília (terça-feira, 26 de fevereiro)

Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), fizemos uma sabatina do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicado pelo governo para presidir a instituição. Além dele, houve a sabatina de mais dois diretores do banco e de uma diretora da Comissão de Valores Mobiliários.  É uma equipe Jovem, extremamente preparada, o currículo deles é realmente invejável. Apresentaram com muita segurança os seus planos, responderam no todo ou em parte as perguntas dos senadores. Foi votada na comissão, em voto secreto a homologação dos seus nomes, mas eu gostei muito da apresentação deles, achei uma turma muito bem preparada. Estão altamente compromissados com a economia brasileira. Todos foram aprovados na CAE e no plenário do Senado.

Antes, fiz a leitura na CAE sobre o relatório para uma operação de crédito. O autor do relatório foi o senador Rogério Carvalho de Sergipe. Deu tudo certo. Nós aprovamos R$ 50 milhões para o Estado da Paraíba para investimentos no programa de agricultura sustentável e também de abastecimento de água.

Estive com o prefeito João Gonçalves Júnior, ele trouxe algumas metas na área de educação e deixou uma série de pleitos muito justo. Ele é muito modesto, muito criativo. Ótimo gestor e trouxe para a prefeitura de Jaru experiência da iniciativa privada. É um sucesso. Um jovem brilhante, nós vamos ajudar o Jaru sim.

 

Recebi a visita de três vereadores de Governador Jorge Teixeira Zé Barbosa, Erenildes e Genivaldo. São vereadores amigos, todos muito conhecidos da gente há muitos anos. Eleitos e reeleitos na cidade. Vieram visitar Brasília e trazer os pleitos deles na área de saúde, custeio, pontas de asfalto sem fazer, pontas de rua sem luz, por exemplo, drenagens de água de chuva, galerias, para um município pequeno, então são os anseios de infraestrutura que os vereadores e prefeitos têm, recebemos tudo, mais um encontro agradável.

O Prefeito Vine é da cidade de Pimenteiras do Oeste, que fica na divisa com o Rio Guaporé, é uma cidade muito bonita, pequena, agradável, linda, preservada. Já tem muita soja no entorno dela, milho, algodão, mas o Prefeito fica chateado porque essas riquezas não geram divisas municipais, eles trouxeram pequenos pedidos, só de 1km de asfalto, veja como a cidade está boa, mas eu, como Governador, fiz todo o trecho de asfalto rodoviário para chegar até o município de Pimenteiras. Vieram também os vereadores Roberto e Rafael, e o Secretário de Saúde Marcelo.

 

O Ministro da Educação tem sido muito polêmico nas suas entrevistas, tem agradado a uma parte e desagradado outros e eu sou do lado dos alunos, o meu objetivo é que os alunos tenham resultados nos municípios, e o Ministério da Educação tem que encontrar um rumo adequado para seguir. Como eu perguntei para ele, se ele quer que as coisas aconteçam de cima pra baixo ou de baixo pra cima? Dos Municípios para Brasília ou de Brasília para os Municípios? Então a gente precisa realmente de ações concretas, planos concretos e de apoio.  É preciso copiar os modelos de educação bem-sucedidos, eficientes, baratos, de alguns municípios brasileiros e reaplicá-los em outros municípios.

A caminho do Plenário, conversei com os vereadores de Alto Alegre do Parecis, Denair e Ednilson. São vereadores  conhecidos bem antigos, e eles são queridos. Tenho uma dívida com Alto Alegre, porque foi realmente um município que nós não fizemos o que eles mais pediram, que foi a pavimentação urbana. Nesses oito anos, se Deus quiser, eu quero me redimir e atender Alto Alegre dos Parecis.

 

No início da noite recebi o prefeito de Mirante da Serra, Edinaldo de Andrade, ele veio com dois vereadores queridos também. Vieram mais para conversar. Uma visita de amigos. Não trouxeram nenhum pedido formal. O Edinaldo é um amigo que me ajudou muito. Ele é  muito entusiasmado. É um bom prefeito. Foi um reencontro de amigos.

 

Tive também com o prefeito de Espigão do Oeste, Wilton Caetano; o vice-prefeito, Valtinho e o vereador, Juveci Pacarãna. Eles não trouxeram nenhum pedido, vieram só mesmo bater um papo comigo, e abrir as portas. Conhecer nosso gabinete e conversar. O Espigão me deu uma excelente votação, eu tenho muito compromisso com Espigão do Oeste.

José Ribamar de Oliveira, prefeito de Colorado do Oeste, me fez uma visita. É um prefeito diferente de todos. Professor de formação. Veio do Instituto Federal de Educação (Ifro) para ser prefeito. No Ifro, Ribamar foi diretor por oito anos. Fez uma revolução na qualidade da educação. Agora ele quer trabalhar a qualidade da educação do município de Colorado e eu me prontifiquei a ser parceiro dele.