Abençoados quebra-molas

Abençoados quebra-molas

O ex-prefeito Lourival Amorim (Ariquemes) inovou. Se não inovou por si, inovou por outros. Mas, trouxe para a cidade quebra-molas diferenciados. Uma plataforma elevada, de cerca de cinco metros de largura, com fisionomia de faixa de pedestre. E na realidade é uma faixa de pedestre também.

Um aclive em quarenta e cinco graus. Um platô nivelado. à frente a declividade, igual à subida. Não tem como não reduzir a velocidade. Não tem. No começo, ouvi reclamações. O tempo, como sempre, acomodou a todos e viu no quebra-molas um equipamento trivial.

 

 

Eles já estão incorporados ao consciente e inconsciente das pessoas. De longe, a frenagem suave. Sobre eles, motocicleta ou carro passam lentamente.

A estatística, pode comprovar, que nas avenidas onde estão, houve importante redução de acidentes. E um acidente, tem sobre a cidade, sobre as pessoas, sobre a economia  prejuízos  incalculáveis. O custo do acidente cai no bolso de todos. A somatória de mortes e acidentados, danos ao patrimônio, puxa o Brasil para baixo.

Aqui, em boa hora, louvo a iniciativa do Prefeito Lourival Amorim, por seu feito, que parece pequeno, quase nada, mas, fundamentalmente, essencial e benéfico para todos.