Destaco na agenda desta terça-feira em Brasília, a audiência na Secretária de Patrimônio da União (SPU), órgão ligado ao Ministério do Planejamento. Foi uma reunião muito proveitosa com o secretario Guilherme Estrada. Levamos a ele uma série de pleitos importantes de regularização, principalmente das Unidades de Conservação (UC). Precisamos regularizar urgentemente as unidades extrativistas. Estas terras têm que ser delegadas ao Estado para que a gente possa fazer a regularização de todas. Olha, quem sabe preservar as reservas extrativistas são os seringueiros, os ribeirinhos e os índios.
Também apresentei um relatório dos terrenos públicos no centro de Porto Velho que também necessitam da transferência de domínio público. São terrenos e prédios históricos que até hoje não foram transferidos para o Estado.
Na reunião com senadores e deputados federais, apresentei uma lista de projetos para as emendas de bancada do orçamento de 2017. São recursos importantes para Rondônia, muito mais agora nesse momento de dificuldade econômica que vive os estados e municípios. Os pleitos são em várias áreas. Na saúde, fundamentalmente, custeio, na construção de novos equipamentos, na distribuição de máquinas agrícolas, pavimentação de rodovias, mobilidade urbana das maiores cidades. Outra emenda de destaque é na área de inovação e tecnologia, que irá gerar riqueza de médio e longo prazo é a INFOVIA RONDÔNIA. Será internet de alta velocidade para atender todos as cidades, distritos e comunidades ribeirinhas de Rondônia.