- Oscar Niemayer doou projeto de arquitetura a Rondônia, por amizade e consideração ao grande pesquisador Dr Luiz Hildebrando, para o futuro Laboratório de Pesquisas da Fiocruz, que ficará ao lado do Cemetron. Gratuitamente.
- Mês de julho o Projeto RECA, em Nova Califórnia, Rondônia, completará 26 anos. Um exemplo fantástico de sucesso e integração de pequenos produtores de frutas. A produção é industrializada e exportada. Um modelo de inter-relacionamento colaborativo no trabalho.
- Quando Niemayer tinha 102 anos e ainda trabalhava em seu escritório, na Avenida Copacabana, Rio de Janeiro, fizemos uma visita a ele para agradecer e consultá-lo se nos autorizava pequeno ajuste no projeto para adequar ao terreno.
- A base e os fundamentos do Estado de Rondônia estão definidos. De agora em diante é pisar no acelerador para fazer bem feito o que é a nossa base econômica. Produzir comida. Sempre falo que o plantio do café com moderna tecnologia é bom negócio. Aumentar a produção leiteira na mesma área de pastagem. Apenas, modernizando o manejo, melhor qualidade do alimento para as vacas.
- Ele chamava Dr Hildebrando, simplesmente, de Luiz. Os dois viveram em Paris (França) e outros países, no exílio. Tinham um pelo outro grande amizade. E na reunião riram muito e lembraram do passado.
- Tem gente em Rondônia que teima em seguir os velhos e péssimos hábitos. Furtar madeira em reservas indígenas e unidades de conservações. Chega gente! chega. Até quando estes criminosos resistem no malfeito. É por isto que de agora em diante, a ordem é prender caminhão, motorista, madeira e o mandante do crime.
- Niemayer viveu 104 anos, pra mim foi muita honra, pegar nas mãos de um homem tão respeitado como ele e que nos deu as linhas curvas e tortas do imaginário da arquitetura nacional e estrangeira.
- Quero convidar a todos os rondonienses, especialmente, pequenos produtores para a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná final de maio. A feira foi criado para atender os pequenos produtores rurais, mas, a coisa avançou tanto, que hoje nela cabem todos, pequenos, médios e grandes. Rondônia dará um salto de produtividade imenso com a tecnologia.
- Doutor Hildebrando também já faleceu, mas, parte das suas cinzas estão guardadas no seu Laboratório de Pesquisas em Porto Velho, ali na entrada da Rua da Beira, BR-364. Grande cidadão brasileiro e rondoniense.
- Semana passada ganhei um “Oscar”. A maravilhosa reunião com os provedores de Internet do Estado. Francamente, fiquei maravilhado com a vontade deles. A ousadia nos investimentos. E juntando tudo que eles têm feito e mais o que o Governo (INFOVIA), o projeto dos meus sonhos estará completado muito antes do que se previa.
Deixe seu comentário