O BOI, A ESCOLA E A GUERRA

Home / Conversa Aberta / O BOI, A ESCOLA E A GUERRA

 

O mercado é cruel e impiedoso. O que explica o jogo do fechamento de frigoríficos em Rondônia? E poucos deles fazerem acordos para derrubar o preço da arroba do boi gordo? E como se explica uma escala de matança tão cômoda como a que existe hoje no Estado?images (3)

Querendo ou não a isto se chama CRIME de formação e cartel. E que prejudicará os criadores no seu segundo coração : – o bolso. E a inviabilidade de se criar como sempre recomendo, intensificando nos confinamentos ou semiconfinamentos. E o preço da ração? E os custos de manutenção? E a compra de maquinarios? E o impacto sobre a floresta para mais desmatamento?

Cartel. Cartel. Cartel. O Estado deve agir com toda força. Sem dó, nem piedade. Como explicar um prejuízo de mais de 20,00 reais na arroba comparado com outros Estados? Ou Rondonia tem cara de “panaca”?

II-

Domingo cedo tive reunião com diretores da Escola Heitor Villar Lobos de Ariquemes, que tem projeto,  sempre adiado, para ser uma escola de ensino médio voltada para tecnologia e multimeios. Que venha se aproximar das escolas, raras da Oi, as NAVES.

E dei ordem para iniciar, mesmo sem a bendita reforma tartaruga que ainda não saiu do papel. Que tudo vá às favas. E que o modelo se implante nem que seja no Parque de Exposição da APA.
E que esta escola seja a ESCOLA DA INSURREIÇÃO. Da desobediência aos modelos falidos da educação brasileira. Pra que serve a escola? O que deve ensinar? Recomendei que tenha um conteúdo comum e um facultativo.

Chega de IDEB 3. E esta vergonhosa situação de se ter no Brasil a pior educação do mundo. O que se fizer de diferente e que se tenha melhor resultado é melhor do que nada.

 

III-

 

O Papa Francisco disse que a Terceira Guerra Mundial já começou. Eu acredito também. O terrorismo espalhando violência e morte. Os conflitos radicais entre religiões. Os refugiados rondando intranquilos do lado de fora das fronteiras dos países. A insensibilidade ao sofrimento. A fome endêmica. As doenças desconhecidas da medicina, ebola, zika e super bactérias, o estresse mundial. A violência nas cidades do terceiro mundo. As guerras civis manifestadas ou silenciosas, como no Brasil. O império do narcotráfico. O isolamento do homem cada dia maior. É a aparente paz na guerra nossa de todos os dias.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.