SEPAZ (Superintendeência da Promoção da Paz)

Home / Blog do Confúcio / SEPAZ (Superintendeência da Promoção da Paz)

Álcool e droga é um problema para o mundo inteiro. Repressão, pancada, cadeia provou que não deu certo. Repressão em si próprio não resolve porque não resolveu. Ah! se tivéssemos aqui em Rondônia todo dinheiro gasto na repressão a traficantes e dependentes quimicos no Brasil? Daria para resolver todos os nossos problemas do Estado.CRACOLANDIA

Quem deve cuidar dos nossos dependentes químicos e moradores de rua?

Nesta hora todo mundo bota culpa e em todo mundo. Culpado mesmo, não aparece ninguém. A conclusão é que nós todos somos os culpados. Inclusive, a sociedade. E em Rondônia, ainda temos iniciativas religiosas e civis que fazem um serviço lindo, cada qual  com seu jeito, que foi aprendendo e seguindo e fazendo. Ainda bem que eles existem. O Estado mesmo é que não tem feito nada. A não ser prender os dependentes infratores.

 A SEPAZ  pertence a todos, E vou falar com vocês, ela teve ter uma ousadia muito acima dos seus limites. Tem que pôr a mão na massa mesmo. E agora, o Waldo assumiu a Superintendência e ele está estirando as mãos para todos – para todo governo inicialmente. Porque tudo mundo tem em algum canto da sua secretaria, uma relação com presos, doentes de rua, familiares, com furtos e roubos, com todo tipo de violência.  

Porque, minha gente, para este tema DROGAS  não tem nada feito e acabado. Não tem passe de mágica. Não pena de morte que resolva. Pode liberar a maconha com fez o Uruguia. Como fez a Holanda. Pode criar praça livre para uso comum, onde todo mundo se droga livremente. Não tem cadeia com 30 anos em regime fechado que resolva. As cracolândias estão aí.  Firmes e cada vez mais fortes. E o Estado parece tão pequeno, tão frágil, tão cheio de conversa fiada e termina no discurso, nos seminários, nos eventos magistrais, enquanto os meninos de rua continuam furtando celulares a céu aberto.CRACOLANDIA X CURA

Recomendo que Rondônia por si encontre o MODELO RONDONIENSE de boas práticas para que sirva de exemplo para o nosso país. Algo focado na cura e na prevenção. Empurrar este exército de adolescentes de 13 a 17 anos de volta para as escolas. Maioria deles ficam zanzando pelas ruas sem rumo. VALDO crie mais mãos e braços – e pegue na mão de todos e puxe para perto: SEJUS, SECEL, SEDUC. SESAU, SESDEC, POLICIA MILITAR, VOLUNTÁRIOS DAS IGREJAS, SOCIEDADE CIVIL E ANÔNIMA. Puxe este Exército para perto e fará a revolução. Boa sorte meu general persa.

Outro ponto crítico – as cadeias superlotadas e maioria dos presos estão ali, por envolvimento com o uso ou tráfico de drogas. Declaro aqui, o Estado não tem condições de fazer presídios até no fim do mundo. Não tem. Ainda mais crimes relacionados com drogas. Que se bem analisados seriam de competência federal. Eu não posso cuidar de calabouços pré-históricos ou da idade média. Navios negreiros, ou os atuais presidios brasileiros, que tanto nos mancha e envergonha. Isto não é cadeia. É o próprio fim do mundo. Isto é a degradação do homem a uma condição mais ignóbil e torturante. SANTO VALDO DE TODAS AS CAUSAS: – ROGAI POR NÓS.

 

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.